Participação Social na Elaboração do Orçamento Público Municipal: Uma Análise do Orçamento Participativo de Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG)
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.14894.134-153.Resumen
Este estudo objetivou identificar e ressaltar as características que contribuem para a consolidação e êxito do orçamento participativo (OP)em Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). Para tanto, utilizou-se um levantamento bibliográfico de artigos publicados no período de 1994 a 2015. Apesar dos entraves existentes, as experiências analisadas demonstram um avanço no contexto da participação social ao permitir uma atuação cidadã mais ativa nas decisões governamentais. Percebe-se que mais participação torna-se possível por meio da educação cívica dos cidadãos, que reconhecem sua importância enquanto atores sociais e não deixam as responsabilidades das decisões públicas apenas para os governantes. Portanto, o OP tem ajudado a promover uma mudança na conscientização dos cidadãos, que estão atuando mais ativamente e exercendo de fato a sua cidadania por meio dos processos participativos, cenário que tem contribuído para a consolidação das experiências de OP tanto em Porto Alegre quanto em Belo Horizonte.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).