Alienação e resistência: um estudo sobre o cotidiano cooperativo em uma feira de pequenos produtores do oeste do Paraná

Autores/as

  • Josiane Barbosa Gouvêa Universidade Estadual de Maringá
  • Elisa Yoshie Ichikawa Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8015.68-90.

Resumen

Com base nos conceitos de Certeau (2000), Heller (2000) e Lefebvre (1991), este estudo buscou compreender de que maneira os indivíduos se posicionam em seu cotidiano para romperem com os processos de alienação. A partir de uma pesquisa qualitativa, foi realizada a coleta dos dados em uma feira de pequenos produtores gerenciada pelo sistema cooperativo. A análise fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa. Os resultados permitiram a compreensão de que, mesmo no ambiente cooperativo, o discurso capitalista é hegemônico e determina o posicionamento dos indivíduos. Assim, a perspectiva coletiva é relegada a segundo plano, em detrimento do crescimento individual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josiane Barbosa Gouvêa, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Administração pela Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Aluna de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Administração da UEM - Universidade Estadual de Maringá.

Elisa Yoshie Ichikawa, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção também pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Pesquisadora com bolsa em produtividade em pesquisa da Fundação Araucária para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Suas investigações atualmente envolvem os estudos organizacionais em temas como cotidiano, identidades, discursos, memória e história, a partir de dimensões simbólicas e qualitativas de análise.

Publicado

19-09-2014

Cómo citar

Gouvêa, J. B., & Ichikawa, E. Y. (2014). Alienação e resistência: um estudo sobre o cotidiano cooperativo em uma feira de pequenos produtores do oeste do Paraná. Revista Gestão & Conexões, 4(1), 68–90. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8015.68-90.

Número

Sección

Edição Especial: "Reinventando o Cotidiano Organizacional: organizar, praticar, representar”