Comunicação organizacional e semiótica: o caso Jornal do Ônibus
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8393.140-164.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar, sob uma perspectiva semiótica (PEIRCE, 1935; SANTAELLA, 1983), a comunicação organizacional do Jornal do Ônibus, um veículo de comunicação da BHTrans, de Belo Horizonte. A pesquisa foi baseada em procedimentos da semiótica relacionados, em particular, à primeiridade, à secundidade e à terceiridade. Os principais resultados indicam que há no Jornal do Ônibus mais signos a serem interpretados e assimilados em suas ilustrações do que em seu texto, acarretando um impacto expressivo pelo amplo uso de signos. Esse jornal é eficaz ao usar uma linguagem baseada em elementos pictóricos ligados a uma linguagem escrita, sendo a primeiridade visualmente exuberante. As principais contribuições deste estudo mostram que a funcionalidade da comunicação não converte a semiótica em algo descendente e que, ao tratar de linguagens e signos hoje considerados alheios ao mundo da organização, a semiótica traz um avanço para os estudos organizacionais, possibilitando uma ampliação desse conceito.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).