Infestação predial de Aedes aegypti: uma análise de dados secundários em um balneário do norte do Estado do Espírito Santo no ano de 2019
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v23i1.30817Palavras-chave:
Aedes aegypti, Arbovírus,, Vigilância em Saúde, Controle de VetoresResumo
Introdução: As arboviroses consistem em um problema de saúde pública devido às suas características de transmissão e controle do seu vetor, o Aedes aegypti. Uma das principais ações para tal é a sua eliminação pela busca ativa de criadouros. Objetivos: Analisar a infestação predial de Aedes aegypti por tipo de imóvel e depósitos de criadouros no balneário de Guriri no município de São Mateus do estado Espírito Santo no ano de 2019. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado no município de São Mateus. Os dados foram obtidos através do Programa do Sistema de Informação de Febre Amarela e Dengue. Foi utilizado o teste qui-quadrado de Pearson (x²), taxa de infestação predial e Odds Ratio (OR) com intervalo de confiança de 95% (IC95%). Resultados: Imóveis residenciais apresentaram maior chance de foco para Aedes aegypti comparados aos outros tipos de imóveis (OR= 2,67 - IC95% 2,20; 3,25). Depósitos D1 apresentaram a maior chance de ter foco positivo para Aedes aegypti comparados aos outros (OR= 19,25 - IC95% 15,47; 23,80). Conclusão: A vigilância de focos para Aedes aegypti deve ser mantida principalmente nos imóveis de residência. A educação em saúde pode ser uma ferramenta essencial para orientação à comunidade de modo a diminuir a frequência de focos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.