Mineração de dados no apoio à gestão em saúde materno-infantil
Resumo
Introdução: A Mineração de Dados (MD) é uma etapa do Knowledge Discovery in Database (KDD), processo computacional que visa a descobrir conhecimentos novos, válidos e úteis em base de dados, fornecendo subsídios para a tomada de decisão. Objetivo: Verificar o potencial do uso da MD para apoio à gestão em saúde materno-infantil. Métodos: Busca adaptada do método PRISMA, realizada nos repositórios BVS, PubMed, Scopus (Elsevier) e IEEE Xplore, utilizando os descritores “data mining” AND health AND child* OR maternal OR pregnan*. Resultados: Foram incluídos 29 documentos, dos quais nove corroboraram a literatura, dez focaram a acurácia do modelo e dez encontraram resultados compreensíveis, válidos, novos e úteis, como associação de novos elementos químicos ao ozônio e asma, grupo étnico australiano e natimortalidade, raça indígena americana e prematuridade, vacinação e prematuridade, gestantes idosas e baixa adesão ao pré-natal. Conclusão: Os resultados demonstraram o potencial do uso da MD para apoio à gestão, especialmente quando a interdisciplinaridade se faz presente. Identificou-se uma lacuna entre o uso da MD e a aplicação efetiva dos seus resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.