Iniciação Científica na Universidade Federal do Espírito Santo: egressos e evolução

Autores

  • Alan Diniz Salazar
  • Antonio Rocha Neto
  • Ludmila Gonçalves Martins
  • Neyval Costa Reis Jr
  • Valdemar Lacerda Jr
  • Fábio Luiz Partelli

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i4.35453

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Desempenho Acadêmico, olsa de Iniciação Científica, Pesquisa, Ufes

Resumo

Introdução: A iniciação científica visa incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação, preparando-os para a pós-graduação e para uma melhor atuação profissional. Objetivos: Analisar o desempenho acadêmico (ingresso ou não de pós-graduação) de estudantes que fizeram a iniciação científica em relação aos estudantes que não participaram de nenhuma edição da iniciação científica. Métodos: Trata-se de um levantamento baseado no total de estudantes egressos da graduação, que participaram da iniciação cientifica na edição 2012/13 e uma amostra de conveniência de estudantes matriculados em 2013/1, que não realizaram iniciação cientifica na Ufes. Os estudantes foram separados em grupos e verificados quanto ao ingresso em cursos de pós-graduação. Os estudantes que participaram da iniciação científica foram separados em bolsistas e voluntários. Resultados: Os estudantes que participaram da iniciação científica se destacam quanto ao ingresso em cursos de pós-graduação quando comparados aos estudantes que não fizeram iniciação científica. Na coorte dos que realizaram a iniciação científica, os bolsistas apresentaram melhor percentual de ingresso em programas de mestrado e doutora/do (47,2% e 22,7%, respectivamente). Também se observa nos últimos anos, um crescimento do número de subprojetos aprovados. O crescimento ocorre em praticamente todas as Áreas do Conhecimento. A Área de maior número de subprojetos na atualidade é de Área de Ciências da Saúde. Conclusão: Os dados reforçam que ter bolsa de iniciação científica aumenta a chance de ingresso em programas de mestrado e doutorado, e que, o crescimento da iniciação científica impacta significativamente no crescimento da pós-graduação.

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Publicado

14.06.2021

Como Citar

1.
Diniz Salazar A, Rocha Neto A, Gonçalves Martins L, Costa Reis Jr N, Lacerda Jr V, Luiz Partelli F. Iniciação Científica na Universidade Federal do Espírito Santo: egressos e evolução. RBPS [Internet]. 14º de junho de 2021 [citado 17º de julho de 2024];22(4):8-14. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/35453

Edição

Seção

Pesquisa e Gestão