Visão dos profissionais de saúde de unidades neonatais de hospitais públicos e filantrópicos do estado do Espírito Santo sobre o Método Canguru
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v24isupl_1.39713Palavras-chave:
Saúde materno-infantil, Neonatologia, Método canguru, Compreensão, Equipe de assistência ao pacienteResumo
Introdução: Apesar dos resultados positivos nos estudos acerca do Método Canguru, observa-se dificuldades na sua implementação e disseminação no sistema de saúde, como a ausência de recursos (humanos e financeiros) e diferenças do conhecimento teórico-prático. Objetivos: Identificar as diferenças teóricas e práticas sobre Método Canguru entre os profissionais das Unidades Neonatais de maternidades de alto risco de hospitais públicos e filantrópicos do Espírito Santo, bem como traçar o perfil dos profissionais de saúde atuantes desses serviços. Métodos: Estudo descritivo com caráter de pesquisa de levantamento, de abordagem quanti-qualitativa, aprovado sob o CAAE 42652621.5.0000.5060. A coleta de dados foi realizada por um questionário eletrônico (Google Forms), contendo perguntas abertas e fechadas, no período de maio a outubro de 2021. No total, 28 participantes de quatro instituições participaram da pesquisa. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva. Para os dados qualitativos, foi realizada uma aproximação a análise de conteúdo. Resultados: A totalidade de profissionais do sexo feminino e maioria entre 31-40 anos. Um hospital refere possuir a maioria das categorias profissionais. Verificou-se que os profissionais apresentam dificuldade em compreender e implementar o método em sua totalidade. Diversos motivos foram citados enquanto barreiras e facilitadores para a adesão da equipe e implementação do método. Inúmeros benefícios foram elencados pelos profissionais. Conclusões: Faz-se necessário que as dificuldades para implantação e adesão do Método Canguru sejam analisadas de modo aprofundado e as ações de fortalecimento e disseminação sigam sendo praticadas e intensificadas, associadas a investimentos na humanização, educação continuada e infraestrutura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.