O impacto dos acidentes motociclísticos na Rede de Urgência e Emergência da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil

Autores

  • Lucas Destefani Natali Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Vitória. Vitória/ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7366-6538
  • Larissa Radavelli da Costa Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Vitória. Vitória/ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8459-4640
  • Matheus Pereira Domingues Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Vitória. Vitória/ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9080-5141
  • Simone Karla Apolônio Duarte Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Vitória. Vitória/ES, Brasil.
  • Caio Duarte Neto Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Vitória. Vitória/ES, Brasil.
  • Lucia Helena Sagrillo Pimassoni Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Vitória. Vitória/ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v26i1.40317

Palavras-chave:

Acidentes de Trânsito, Serviços Médicos de Emergência, Traumatismo Múltiplo, Motocicletas

Resumo

Introdução: Acidentes de trânsito causam aproximadamente 1,35 milhão de óbitos por ano no mundo, sendo pedestres, ciclistas e motociclistas os mais suscetíveis, configurando-se como um relevante problema de saúde pública. Objetivo: Avaliar as vítimas de acidente motociclístico atendidas na Rede de Urgência e Emergência da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo. Método: Estudo observacional de coorte prospectivo com 80 vítimas de acidente motociclístico atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 e pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência, entre 1º de janeiro e 31 de abril de 2021.  Resultados: A maioria das vítimas era do sexo masculino (85,0%), entre 25 e 34 anos (41,3%), com média de idade de 33,3 anos, atendidas no período vespertino (37,5%) e nas sextas-feiras (25,0%), decorrentes de colisão (66,3%) e com gravidade classificada como Manchester amarela (80,0%). Ocorreram 17 internações hospitalares (21,3%), com média de 4,1 dias, sendo 1,3% em leito de Unidade de Tratamento Intensivo. Fatores de risco para internação hospitalar: vítimas de politrauma (p = 0,043), trauma maior (p = 0,023), realização de tomografia computadorizada (p = 0,011), exames laboratoriais (p < 0,001), hemotransfusão (p = 0,006) e tratamento cirúrgico (p < 0,001). A taxa de mortalidade hospitalar foi de 5,9%. Conclusão: O estudo aponta a necessidade de aprimorar as políticas públicas de saúde voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e para a integração dos Serviços da Rede de Urgência e Emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

World Health Organization (WHO). Global status report on road safety 2018. Geneva: World Health Organization; 2018.

Mascarenhas MDM, Souto RMCV, Malta DC, Silva MMA, Lima CM, Montenegro MMS. Características de motociclistas envolvidos em acidentes de transporte atendidos em serviços públicos de urgência e emergência. Ciênc Saúde Coletiva. 2016;21(12):3661-71.

Anjos KC, Rezende MR, Mattar R. Social and hospital costs of patients admitted to a university hospital in Brazil due to motorcycle crashes. Traffic Inj Prev. 2017;18(6):585-92.

Ramos TS, Pessôa KHJV, Nascimento APMO, Silva CCC, Filho JRL, Antunes AA, et al. Avaliação dos acidentes com motocicletas no Brasil. Res Soc Dev. 2022;11(2).

Corgozinho MM, Montagner MA, Rodrigues MAC. Vulnerabilidade sobre duas rodas: tendência e perfil demográfico da mortalidade decorrente da violência no trânsito motociclístico no Brasil, 2004-2014. Cad Saúde Coletiva. 2018;26(1):92-9.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. 67th ed. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; 2021.

Dantas BLL, Júnior JHO, Batista JFC. Morbidade por causas externas como fator de internação hospitalar no Brasil em 2019. Cad Grad Ciênc Biol Saúde. 2021;6(3):109-20.

Pinheiro PC, Queiroz BL. Análise espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta nos municípios do Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2020;25(2):683-92.

Conceição GMS, Alencar GP, Latorre MRDO. Tendência temporal das internações por acidentes de trânsito na cidade de São Paulo, Brasil, 2000-2019. Cad Saúde Pública. 2021;37(11).

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras: caracterização, tendências e custos para a sociedade. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; 2015.

National Center for Statistics and Analysis. Traffic safety facts 2020: A compilation of motor vehicle crash data. Washington: National Highway Traffic Safety Administration; 2022.

Newgard CD, Fischer PE, Gestring M, Michaels HN, Jurkovich GJ, Lerner EB, et al. National guideline for the field triage of injured patients: recommendations of the national expert panel on field triage, 2021. J Trauma Acute Care Surg. 2022;93(2).

Mendonça JG, Guimarães MJB, Mendonça VG, Portugal JL, Mendonça CG. Perfil das internações em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica do Sistema Único de Saúde no estado de Pernambuco, Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2019;24(3):907-16.

Santos LFS, Fonseca JMA, Cavalcante BLS, Lima CM. Estudo epidemiológico do trauma ortopédico em um serviço público de emergência. Cad Saúde Coletiva. 2016;24(4):397-403.

Downloads

Publicado

26.08.2024

Como Citar

1.
Destefani Natali L, Radavelli da Costa L, Pereira Domingues M, Karla Apolônio Duarte S, Duarte Neto C, Sagrillo Pimassoni LH. O impacto dos acidentes motociclísticos na Rede de Urgência e Emergência da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil. RBPS [Internet]. 26º de agosto de 2024 [citado 22º de dezembro de 2024];26(1):e40317. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/40317

Edição

Seção

Artigos Originais