Percepção de estudantes de medicina sobre segurança do paciente pediátrico na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Rosana Alves Centro Universitário FAESA
  • Dantas Foletto Henriques Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM
  • Gustavo Alves Saldanha Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM
  • Katia Valéria Manhabusque Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM
  • Najla Abreu Hissa Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v25i1.40583

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Pediatria, Atenção Primária à Saúde, Educação Médica, Criança

Resumo

Introdução: Na Segurança do Paciente Pediátrico (SPP), alguns fatores, relacionados à vulnerabilidade, podem potencializar a maior ocorrência de danos durante o cuidado recebido pela equipe de saúde. Objetivo: Analisar a percepção de estudantes de medicina sobre a SPP na Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Estudo transversal misto, com aplicação de questionários a estudantes de medicina, com perguntas abertas e em Likert sobre conteúdos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) nas ações do cotidiano na APS pediátrica, relacionadas a aspectos conceituais e atitudinais. Resultados: 114 estudantes participaram, média de idade 21 anos, maioria (71/62,3%) feminina. Apenas 12 (10,5%) informaram conhecer algo sobre o PNSP e a cultura de Segurança do Paciente, e 41 (36%) perceberam dificuldades em propor mudanças no serviço. Os conceitos e as aplicabilidades do PNSP pesquisados entre estudantes demonstraram aproximação nas expressões no Likert e análise qualita­tiva, com pontos de aproximação ao enfoque pediátrico: “Administração de medicações” e “Higieni­zação das mãos” e de afastamento: “Família envolvida com sua segurança” e “Segurança na utilização de tecnologia”. Discussão: Apesar das dificuldades em propor mudanças, os estudantes indicaram camin­hos relacionados à comunicação efetiva, à organização do cuidado com a criança, ao agendamento da consulta até o cuidado com medicações, a melhorias no processo de ensino-aprendizagem sobre a SPP na APS. Conclusão: Apesar do pouco conhecimento em SPP, houve aproximação aos tópicos do PNSP, sendo os aspectos culturais os que apresentam maiores dificuldades na implementação dessas medidas.

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Publicado

14.09.2023

Como Citar

1.
Alves R, Foletto Henriques D, Alves Saldanha G, Manhabusque KV, Abreu Hissa N. Percepção de estudantes de medicina sobre segurança do paciente pediátrico na Atenção Primária à Saúde. RBPS [Internet]. 14º de setembro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];25(1):73-82. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/40583

Edição

Seção

Artigos Originais