FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ivone Braga Albino Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar uma experiência de Docência Assistida (estágio) ocorrida na disciplina “Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva” ofertada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) / Campus Natal. No Brasil, o ensino de pós-graduação stricto sensu cumpre a dupla função de formar recursos humanos de alto nível e docentes para o ensino superior. Contudo os currículos da pós-graduação enfatizam a formação para a pesquisa científica, assim egressos de mestrados e doutorados se tornam professores sem formação no âmbito da docência. A UFRN, por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), desenvolve um programa de articulação entre o ensino de graduação e de pós-graduação. O programa é composto pelo Curso de Iniciação à Docência (CID) obrigatório para aqueles que desejarem realizar o estágio/docência assistida em algum componente curricular dos cursos de graduação. O CID contextualizou a função social da Educação Superior, com ênfase no projeto da instituição, bem como ofereceu subsídios teóricos, didáticos e metodológicos para uma reflexão sobre a docência universitária. A estagiária colaborou com os estudantes da disciplina na compreensão dos desafios peculiares à organização de uma escola atenta à diversidade. Houve apropriação consciente e reflexiva da estagiária dos elementos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, bem como a professora orientadora do estágio teve oportunidade de melhorias de sua prática com a colaboração do plano de estágio desenvolvido no semestre. A experiência evidencia sua pertinência para a formação de professores de ensino superior no campo da educação especial em perspectiva inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lotada no Centro de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UFRN.

Ivone Braga Albino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEL/UFRN).

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo: ALVES, Leoni Pessate. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Univille, 2003.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
BRASIL. Parecer 977/1965. Definição dos cursos de pós-graduação. CAPES. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf. Acesso em: 15 mar. 2015.

______. Portaria 076/2010 – Regulamento do Programa de Demanda Social. Brasília: CAPES, 2010.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: SEESP; MEC, 2008. Disponível em: <http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica _nacional_educacao_especial.pdf >. Acesso em: 20 set. 2015.

CARVALHO, R. E. Removendo Barreiras para a Aprendizagem. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Orgs.) Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage, 2001.
CUNHA, M. I. da. O lugar da formação do professor universitário: a condição profissional em questão. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
MOORE, S. T. Síndrome de Asperger e a escola fundamental: soluções práticas para dificuldades acadêmicas e sociais. Trad. Inês de Sousa Dias. São Paulo. Associação Mais 1. 2005. p. 9-28.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
PASCUAL, J. G. Universidade: usina de sonhos e celeiro de decepções? Fortaleza: Ed. UFC, 2012.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002 (Coleção Docência em Formação).
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2010–2019. Natal, 2010. Disponível em: <http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/documento/4056334#.VPEUZiwYHOI>. Acesso em: 25 fev. 2015.
______. Resolução nº 063/2010. Regulamenta as atividades de Assistência à Docência na Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.UFRN. Disponível em: http://www.ppged.ufrn.br/arquivos/resolucoes/resol_063_2010_consepe.pdf. Acesso em: 01 mar. 2015.
______. Folder do Curso de Iniciação à Docên–ia - Edição 2015.1. Natal: Pró-Reitoria de Pós-Graduação .Natal: CONSEPE-UFRN, Fevereiro 2015.
______. Programa da disciplina Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Natal: UFRN, 2015b.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 2000.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Magalhães, R. de C. B. P., & Albino, I. B. (2016). FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Educação Especial Em Debate, (2), 7–19. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/14479

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo