CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONTRIBUIÇÕES AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Gilda Rodrigues Cezário Prefeitura Municipal de Cariacica/ES
  • Patrícia Santos Conde Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente estudo visa a analisar as concepções de professores de educação especial que atuam no Atendimento Educacional Especializado/AEE a respeito da tecnologia assistiva e suas contribuições. Dialogamos com a abordagem histórico-cultural, que apresenta como principal representante Vigotski, que compreende o homem como ser social, aprendente, independentemente de suas especificidades. Como metodologia optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 8 professores que atuam no AEE e que participaram do Curso de Especialização Lato Sensu em “Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva”, ofertado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no período de 2014-2015. Para coleta de dados foi realizado um questionário no formato Google Formulário. Com a pesquisa evidenciamos avanços mesmo que tímidos, mas significativos como: o conhecimento e o uso de recursos de TA pela maioria dos participantes da pesquisa advindos de formações; um estreitamento da relação entre professor de ensino regular e professor do AEE; o interesse e a disposição do professor em aprender. Porém obstáculos permanecem como a dificuldade do professor de planejar e avaliar o uso da TA no AEE, o que leva à constatação de que esse profissional necessita de uma escuta atenta, problematização e investigação de suas práticas. Assim evidencia-se demanda pela organização de novos estudos que abordem a temática e a ampliação de tempos e espaços de formação que articulem teoria e prática para que o professor vivencie no ambiente escolar as possibilidades do trabalho com a TA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilda Rodrigues Cezário, Prefeitura Municipal de Cariacica/ES

Professora da Prefeitura Municipal de Cariacica/ES e aluna do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, ofertado pelo Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Patrícia Santos Conde, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação. Professora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, ofertado pelo Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e docente da rede municipal de Vitória/ES.

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação da Ufes e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Referências

CALDAS, W. K. Tecnologia assistiva e computacional: contribuições para o atendimento educacional especializado e desafios na formação de professores. TESE (doutorado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória. 2015.
CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266. 2011.
CORREIA; V. G. DE P. Alunos com paralisia cerebral na escola: Linguagem, comunicação alternativa e processos comunicativos. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Centro de Educação, 2014.
EMER, S. DE O. Inclusão escolar: formação docente para o uso das TICs aplicada como tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncional e sala de aula. DISSERTAÇÃO (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre. 2011.
GALVÃO FILHO, T.; MIRANDA, T. G. Tecnologia assistiva e paradigmas educacionais: percepção e prática dos professores. Anais da 34º Reunião Anual da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Natal. 2011.
GIVIGI, R. C do N. et al. A avaliação da aprendizagem e o uso dos recursos de tecnologia assistiva em alunos com deficiências. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP. v. 25, n. 48, p. 150-167, jan-abr. 2015.
GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, Campinas, Cedes, n. 50, p. 9-25, 2002.
MANZINI, E. J. Formação do professor para o uso de tecnologia assistiva. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE – UFES, Vitória, ES. A9, v. 18, n. 36, p. 11-32, jul./dez. 2012.
MOREIRA, H.; CALEFE, G. L. Metodologia de pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
OLIVEIRA. R. I. de. Conta-me como foi: Percursos escolares de jovens e adultos com deficiência e transtorno global do desenvolvimento, mediados por processos de compensação social. TESE (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
PADILHA, A. M. L. A escola é um lugar dos sujeitos que aprendem. VICTOR, Sonia Lopes; DRAGO, Rogério; PANTALEÃO, Edson (Orgs.). Educação especial no cenário educacional brasileiro. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2013. 234 p.
PINO, A. As marcas do humano: As origens da constituição cultural da criança pequena na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
SZYMANSKI, H. (org.); ALMEIDA, L. R. de; PRANDINI, R. C. A. R. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro, 2004.
RAMOS, E. DE S.; BARRETO, L. M. S. O atendimento educacional especializado e a tecnologia assistiva: novas perspectivas para o ensino inclusivo. Gestão & Conexões = Management and Connections Journal, Vitória, ES. v. 3, n. 1, p. 122-141, jan-jun.2014.
RODRIGUES, L. M. B. DA C. Tecnologia assistiva no processo de inclusão da pessoa com deficiência na rede pública de ensino. DISSERTAÇÃO (mestrado) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Bauru. 2013a.
RODRIGUES, M. E. N. Avaliação da Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais: estudo de caso em Fortaleza – Ceará. DISSERTAÇÃO (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza. 2013b.
VERUSSA, E. DE O. Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental. DISSERTAÇÃO (mestrado) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Programa de Pós-Graduação em Educação, Marília. 2009.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento de processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Cezário, G. R., Conde, P. S., & Victor, S. L. (2016). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONTRIBUIÇÕES AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Revista Educação Especial Em Debate, (2), 113–130. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/14487

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo