EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ASPECTOS HISTÓRICOS
Resumo
A inclusão escolar, nos últimos anos, tem se desenvolvido em uma perspectiva mundial como um movimento complexo, que inclui a luta social das pessoas com deficiência, bem como de seus familiares, por direitos básicos, e outros mais abrangentes. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de descrever e analisar alguns aspectos históricos da educação inclusiva, no que tange à educação especial. Analisa como ocorreram os movimentos da inclusão escolar antes e a partir da implementação de políticas públicas educacionais inclusivas. Para tanto, realiza uma análise bibliográfica e documental buscando resgatar o percurso histórico da concepção de deficiência e da inclusão escolar em uma perspectiva geral. O estudo aponta a presença de contradições e um distanciamento entre as necessidades reais do sistema de educação e ensino e os textos legais que norteiam a política de educação inclusiva.Downloads
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Referências
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Publicado
31-12-2017
Como Citar
Miranda, F. D. (2017). EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ASPECTOS HISTÓRICOS. Revista Educação Especial Em Debate, 2(4), 104–114. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18778
Edição
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo