PROFISSIONAIS COM FLUÊNCIA EM LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS OPORTUNIDADES EDUCATIVAS PARA A CRIANÇA SURDA

Autores

  • Diolira Maria Cortes

Resumo

Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar algumas possibilidades educativas oportunizadas às crianças surdas na educação infantil, em um contexto em que há profissionais fluentes em Libras atuando com elas. Os estudos de Vigotski sobre o desenvolvimento infantil e de alguns autores que abordam a educação de surdos foram tomados como referência. Nesse sentido, discute-se: o papel do outro e da linguagem no desenvolvimento infantil; a Libras no desenvolvimento da criança surda; e a prática educativa perpassada pela língua portuguesa e pela Libras em turmas de educação infantil inclusivas. Como opção metodológica, foi utilizada a pesquisa qualitativa, que se desenvolveu por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico. Os procedimentos para a coleta do material empírico foram observação participante, entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa e análise de fichas de matrículas. O material recolhido foi registrado em diário de campo e por meio de gravação em vídeo. Na análise dos dados, foi enfatizada a prática educativa de duas profissionais fluentes em Libras que atuavam em uma turma de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos: a professora regente e a instrutora surda. O estudo aponta a necessidade premente de profissionais fluentes em Libras para que se efetive a proposta inclusiva em unidades de educação infantil que possuem crianças surdas, propiciando seu aprendizado e desenvolvimento, conforme preveem os documentos oficiais para a educação infantil.

Palavras-chave: Criança surda. Educação infantil. Prática educativa. Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-07-2020

Como Citar

Cortes, D. M. . (2020). PROFISSIONAIS COM FLUÊNCIA EM LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS OPORTUNIDADES EDUCATIVAS PARA A CRIANÇA SURDA. Revista Educação Especial Em Debate, 5(9). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31590

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo