ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumo
Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção ambiental de um estudante de 18 anos com deficiência intelectual. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e caráter exploratório realizado em uma escola estadual, localizada no município de Santa Maria, RS. Metodologicamente, além da pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se com o estudante uma atividade de percepção e interpretação oral com a utilização de 23 imagens contendo situações socioambientais diversas, organizadas em dois grupos que denominamos de ações e contextos. Solicitou-se, ainda, a realização de um desenho que representasse o que era meio ambiente para o referido estudante. Os resultados evidenciaram certa compreensão socioambiental por parte do estudante pesquisado, no sentido de este saber diferenciar as imagens que expressam o bem viver e os ambientes de vida em estado de preservação e cuidado daquelas que ressaltam a sua depredação. As falas do estudante pesquisado também revelam um olhar sensível diante das cenas de degradação ambiental e um sentimento de afeto pelos animais, os quais são interpretados como seres amigos, que alegram e divertem. Quanto à concepção de meio ambiente, revelada a partir do desenho, percebe-se uma visão naturalista, na qual o ambiente é sinônimo de natureza e o homem encontra-se à parte, como observador externo. As análises da percepção ambiental revelam, assim, a necessidade de se elaborarem atividades socioeducativas voltadas para a formação socioambiental de crianças e adolescentes com deficiência intelectual, com vistas a ampliar sua compreensão sobre o meio ambiente, numa perspectiva relacional, dentro de um processo de educação inclusiva.
Palavras-chave: Percepção ambiental. Deficiência intelectual. Educação Ambiental. Educação Inclusiva.