PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões sobre a educação inclusiva a partir de uma revisão sistemática

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Résumé

O presente estudo problematiza como ocorrem os processos formativos dos professores para atuarem em um contexto educacional inclusivo. Tomando como base tensionamentos e relações entre formação docente e práticas pedagógicas, organiza-se a pesquisa como uma Revisão Sistemática de Literatura, a partir da necessidade de conhecer o cenário de produções científicas na área e seus resultados. Questiona-se de que maneira a formação docente, seja ela inicial ou continuada, auxilia em uma prática pedagógica dentro da abordagem da educação inclusiva. Como busca de alternativas a esse questionamento, define-se como escopo produções nacionais alocadas nos bancos de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online), Redalyc (Sistema de Información Científica Redalyc Red de Revistas Científicas), Portal de Periódicos CAPES e Web of Scienc. A busca e seleção das produções contempla atuação conjunta de duas pesquisadoras, a partir de critérios de inclusão pré-definidos e processos criteriosos de inclusão e exclusão. Os resultados da revisão contemplaram produções vinculadas a discussões pertinentes à formação inicial e continuada de professores, bem como problematizações sobre a formação docente em um âmbito mais geral. Destacam-se discussões sobre a necessidade de fortalecimentos da oferta de disciplinas e conteúdos sobre educação inclusiva na formação inicial, a potência de processos de formação continuada e os processos formativos que englobam tanto a formação inicial, como a continuada e as proposições de reflexões filosóficas acerca da educação inclusiva.

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Bibliographies de l'auteur

Eliane Sperandei Lavarda, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS e na Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

Franciele Rusch König, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão -NUEPEI/UFSM. 

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora Associada e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI/UFSM). 

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Publiée

22-12-2022

Comment citer

Sperandei Lavarda, E., Rusch König, F., & Romano de Souza Bridi, F. (2022). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões sobre a educação inclusiva a partir de uma revisão sistemática . Revista Educação Especial Em Debate, 7(13). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39748

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Rubrique

Artigos - Fluxo Contínuo