PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões sobre a educação inclusiva a partir de uma revisão sistemática
Résumé
O presente estudo problematiza como ocorrem os processos formativos dos professores para atuarem em um contexto educacional inclusivo. Tomando como base tensionamentos e relações entre formação docente e práticas pedagógicas, organiza-se a pesquisa como uma Revisão Sistemática de Literatura, a partir da necessidade de conhecer o cenário de produções científicas na área e seus resultados. Questiona-se de que maneira a formação docente, seja ela inicial ou continuada, auxilia em uma prática pedagógica dentro da abordagem da educação inclusiva. Como busca de alternativas a esse questionamento, define-se como escopo produções nacionais alocadas nos bancos de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online), Redalyc (Sistema de Información Científica Redalyc Red de Revistas Científicas), Portal de Periódicos CAPES e Web of Scienc. A busca e seleção das produções contempla atuação conjunta de duas pesquisadoras, a partir de critérios de inclusão pré-definidos e processos criteriosos de inclusão e exclusão. Os resultados da revisão contemplaram produções vinculadas a discussões pertinentes à formação inicial e continuada de professores, bem como problematizações sobre a formação docente em um âmbito mais geral. Destacam-se discussões sobre a necessidade de fortalecimentos da oferta de disciplinas e conteúdos sobre educação inclusiva na formação inicial, a potência de processos de formação continuada e os processos formativos que englobam tanto a formação inicial, como a continuada e as proposições de reflexões filosóficas acerca da educação inclusiva.