O PEDAGOGO COMO ARTICULADOR DA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Andressa Mafezoni Caetano Universidade Federal do Espírito SantoDoutora em Educação e Professora Associada da Universidade Feral do Espírito Santo – UFES. Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. https://orcid.org/0000-0003-0944-2596
  • Mariana Karoline Dias Coelho Estevam Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-3386-1523

Abstract

O texto tem como objetivo discutir sobre a articulação do trabalho do pedagogo com professores regentes do ensino médio e do Atendimento Educacional Especializado, tendo por base a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso; para a produção de dados foram utilizadas a observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Para a análise, apoiamo-nos nas contribuições de Paulo Freire e outros colaboradores. Como considerações, o trabalho ilustra que é possível construirmos um caminho que possibilite a equipe escolar discutir sobre a inclusão sem amarras e preconceitos, convidando ao planejamento sobre quais trajetos percorrer rumo a uma escola, de fato, inclusiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mariana Karoline Dias Coelho Estevam, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação Modalidade Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professora de Educação Especial na Prefeitura de Cariacica/ES e Serra/ES.

Published

22-12-2022

How to Cite

Mafezoni Caetano, A., & Karoline Dias Coelho Estevam, M. (2022). O PEDAGOGO COMO ARTICULADOR DA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Educação Especial Em Debate, 7(13). Retrieved from https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39783