VALENTE E COMO TREINAR O SEU DRAGÃO: REFLEXÕES SOBRE A DEFICIÊNCIA FÍSICA EM DESENHOS ANIMADOS

Authors

  • Dianni Salla UFES
  • Hiran Pinel UFES

Abstract

Este estudo busca refletir sobre a deficiência física nos desenhos animados Valente (Pixar, 2012, direção de Mark Andrews) e Como treinar o seu dragão (Dream Works Studios, 2010, direção de Chris Sanders e Dean DeBlois), presentificados nos personagens Fergus em Valente e Soluço em Como treinar o seu dragão. Trata-se de um estudo com abordagem metodológica balizada pela Fenomenologia, com contribuições de Walter Benjamin para o conceito de cinema e narrativa, bem como de Marcos Freitas para a discussão do lugar ocupado pelo deficiente na sociedade. Destacamos o papel do cinema de animação como referência imagética e narrativa para as jovens gerações que, mesmo que seja por força de lei, estabelecem contato com a diversidade na sala de aula. Personagens com deficiência física nem sempre recebem papéis centrais em narrativas do cinema, sobretudo as direcionadas ao público infantil, portanto reconhecemos a potência dos personagens Fergus e Soluço nessa análise, para compreendermos as relações de produção de sentido e subjetividade entre crianças com deficiência física e seus pares

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dianni Salla, UFES

Mestre em Educação. Email: 

Hiran Pinel, UFES

Professor Titular do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

References

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor – Conferência pronunciada no Instituto para Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia Fenomenológica; fundamentos, método e pesquisas. São Paulo: Pioneira, 2001.

FRANKL, Viktor. Fundamentos Antropológicos da Psicoterapia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

FREITAS, Marcos Cezar de. O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência. São Paulo: Cortez, 2013.

GREUAEL, Marcelo de Veiga. Experiência, pensar e intuição – Introdução à Fenomenologia Estrutural. São Paulo: Cone Sul/Editora UNIUBE, 1998.

LYOTARD, Jean-François. A Fenomenologia. Trad. Armindo Rodrigues. Lisboa: Edições 70, 2008.

PINEL, Hiran. Aula de Psicologia da Educação em 18 de novembro. PPGE, UFES, 2016.

______. O método fenomenológico aplicado à investigação científica em Educação Especial Escolar e Não Escolar. Vitória: Ed. do Autor, 2016.

SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à Fenomenologia. Trad. Alfredo de Oliveira Moraes. São Paulo: Loyola, 2004.

Published

31-12-2017

How to Cite

Salla, D., & Pinel, H. (2017). VALENTE E COMO TREINAR O SEU DRAGÃO: REFLEXÕES SOBRE A DEFICIÊNCIA FÍSICA EM DESENHOS ANIMADOS. Revista Educação Especial Em Debate, 2(4), 66–78. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18775

Issue

Section

Artigos - Fluxo Contínuo