A prática pedagógica em educação física para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Abstract
O presente estudo fundamenta-se em uma pesquisa-ação, de natureza exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, tendo como público-alvo doze crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI), de ambos os sexos e na faixa etária de cinco a onze anos de idade no município de Altamira/PA. O estudo objetiva descrever possibilidades de ensino, para a prática pedagógica em Educação Física, que auxiliem no desenvolvimento motor e cognitivo de alunos com TDAH. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado o teste de Escala de Desenvolvimento Motor (EDM); posteriormente foi executado um programa de intervenção pedagógica abordando conteúdos de jogos, brincadeiras e circuito psicomotor sendo elaborados de forma lúdica e recreativa para crianças com TDAH, e por fim a reaplicação do teste de EDM. Conclui que crianças com TDAH apresentam um elevado nível de atraso no desenvolvimento motor, com classificação de inferior (70-79) e muito inferior (<70), considerando a idade cronológica dos participantes.