A prática pedagógica em educação física para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Auteurs

Résumé

O presente estudo fundamenta-se em uma pesquisa-ação, de natureza exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, tendo como público-alvo doze crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI), de ambos os sexos e na faixa etária de cinco a onze anos de idade no município de Altamira/PA. O estudo objetiva descrever possibilidades de ensino, para a prática pedagógica em Educação Física, que auxiliem no desenvolvimento motor e cognitivo de alunos com TDAH. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado o teste de Escala de Desenvolvimento Motor (EDM); posteriormente foi executado um programa de intervenção pedagógica abordando conteúdos de jogos, brincadeiras e circuito psicomotor sendo elaborados de forma lúdica e recreativa para crianças com TDAH, e por fim a reaplicação do teste de EDM. Conclui que crianças com TDAH apresentam um elevado nível de atraso no desenvolvimento motor, com classificação de inferior (70-79) e muito inferior (<70), considerando a idade cronológica dos participantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Laíne Rocha Moreira, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação pela ULBRA de Canoas/RS e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará/UEPA (2017) onde atua como professora Auxiliar. Pesquisadora do Grupo Multidisciplinar de pesquisa em Educação, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia. 

Elma Guimarães Amoras, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus IX-Altamira. 

 

Claucinéia Bloemer Rodrigues , Universidade do Estado do Pará

Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará.

Téléchargements

Publiée

11-05-2022

Comment citer

Moreira, L. R., Amoras, E. G., & Rodrigues , Claucinéia B. . (2022). A prática pedagógica em educação física para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Revista Educação Especial Em Debate, 6(11), 149–169. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/33978

Numéro

Rubrique

Artigos - Fluxo Contínuo