POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA
Abstract
Com o advento da pandemia de Covid-19 emergiu o desafio de dar continuidade ao processo de escolarização, a alternativa precisou ser exclusivamente remota, a qual, por estar muito longe de ser a alternativa ideal, foi a solução encontrada devido à pressão política e social para que, no momento de pandemia, o ensino não ficasse suspenso. Essa situação nos despertou para a necessidade de compreender essa implementação e os impactos para os estudantes vinculados à educação especial. Por isso, nosso objetivo foi analisar a implementação do ensino remoto nos municípios de Cariacica e Vila Velha/ES, a fim de saber como organização da proposta educativa atende aos estudantes vinculados à modalidade de educação especial, no contexto de pandemia do novo coronavírus. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, do tipo documental. A pesquisa mostrou que as propostas têm em comum o caráter do estabelecimento de vínculos entre a escola e os estudantes, o que é necessário, mas consideramos não ser o bastante para contabilizar um ano letivo, sobretudo aos alunos vinculados a modalidade de educação especial que historicamente foram prejudicados pela não participação no ensino regular.