POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA

Autores/as

Resumen

Com o advento da pandemia de Covid-19 emergiu o desafio de dar continuidade ao processo de escolarização, a alternativa precisou ser exclusivamente remota, a qual, por estar muito longe de ser a alternativa ideal, foi a solução encontrada devido à pressão política e social para que, no momento de pandemia, o ensino não ficasse suspenso. Essa situação nos despertou para a necessidade de compreender essa implementação e os impactos para os estudantes vinculados à educação especial. Por isso, nosso objetivo foi analisar a implementação do ensino remoto nos municípios de Cariacica e Vila Velha/ES, a fim de saber como organização da proposta educativa atende aos estudantes vinculados à modalidade de educação especial, no contexto de pandemia do novo coronavírus. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, do tipo documental. A pesquisa mostrou que as propostas têm em comum o caráter do estabelecimento de vínculos entre a escola e os estudantes, o que é necessário, mas consideramos não ser o bastante para contabilizar um ano letivo, sobretudo aos alunos vinculados a modalidade de educação especial que historicamente foram prejudicados pela não participação no ensino regular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Costa Camizão, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufes). Professora da Rede Municipal de Cariacica – ES. Membra do Grupo de Pesquisa Educação Especial no sistema comum de ensino: acesso, permanência, aprendizagem e direito social (CNPq) Membra do Fórum Permanente de Educação Inclusiva. Espírito Santo, Brasil.

Patricia Santos Conde, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Professora da Educação Básica (Educação Infantil e Educação Especial). Espírito Santo, Brasil.

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutora em Educação (Universidade de São Paulo) e em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação (Universidade de São Paulo). Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes). Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP/Ufes). Espírito Santo, Brasil.

Publicado

16-06-2023

Cómo citar

Costa Camizão, A., Santos Conde, P., & Lopes Victor, S. (2023). POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA. Revista Educação Especial Em Debate, 7(14), 67–81. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41497

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo