POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL:

ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SUL-MATO-GROSSENSES

Authors

Abstract

Este artigo objetiva levantar as dissertações de Mestrado e as teses de Doutorado dos sete Programas de Pós-Graduação em Educação localizados no estado de Mato Grosso do Sul, com vistas a analisar as produções relacionadas à política e à gestão da Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de viés exploratório, tendo como base de dados os repositórios dos sete Programas de Pós-Graduação em Educação do estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados permitiram: a) o levantamento de dissertações e de teses que tiveram a Educação Especial como objeto e, mais particularmente, as que tomaram como temática principal a política e a gestão da Educação Especial; e b) a construção de indicadores bibliométricos sobre as pesquisas que focalizaram a política e a gestão da Educação Especial, considerando a distribuição temporal, a vinculação institucional, os temas centrais, as perspectivas teóricas, as fontes de dados e as/os principais orientadoras/es. Conclui-se que, a partir do final da década de 1980, inicia-se o processo de construção da Pós-Graduação em Educação em Mato Grosso do Sul, sendo que no ano de 2003, que coincide com a implementação da política de inclusão escolar, ocorreu a defesa da primeira dissertação sobre a política e gestão da Educação Especial. Desde então, essa produção vem sendo ampliada e diversificada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Coordenador do GT 15 da ANPEd Centro-Oeste. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). Mato Grosso do Sul, Brasil.

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS. Coordenadora do GT 15 (Educação Especial) da ANPEd. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão (GEEIN). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). Mato Grosso do Sul, Brasil.  

Letícia de Freitas Streit, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica da UFGD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). Mato Grosso do Sul, Brasil.

Published

23-06-2023

How to Cite

Shoiti Nozu, W. C., Santos Rebelo, A., & de Freitas Streit, L. (2023). POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL:: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SUL-MATO-GROSSENSES . Revista Educação Especial Em Debate, 8(15), 91–114. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41574