POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL:
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SUL-MATO-GROSSENSES
Resumo
Este artigo objetiva levantar as dissertações de Mestrado e as teses de Doutorado dos sete Programas de Pós-Graduação em Educação localizados no estado de Mato Grosso do Sul, com vistas a analisar as produções relacionadas à política e à gestão da Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de viés exploratório, tendo como base de dados os repositórios dos sete Programas de Pós-Graduação em Educação do estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados permitiram: a) o levantamento de dissertações e de teses que tiveram a Educação Especial como objeto e, mais particularmente, as que tomaram como temática principal a política e a gestão da Educação Especial; e b) a construção de indicadores bibliométricos sobre as pesquisas que focalizaram a política e a gestão da Educação Especial, considerando a distribuição temporal, a vinculação institucional, os temas centrais, as perspectivas teóricas, as fontes de dados e as/os principais orientadoras/es. Conclui-se que, a partir do final da década de 1980, inicia-se o processo de construção da Pós-Graduação em Educação em Mato Grosso do Sul, sendo que no ano de 2003, que coincide com a implementação da política de inclusão escolar, ocorreu a defesa da primeira dissertação sobre a política e gestão da Educação Especial. Desde então, essa produção vem sendo ampliada e diversificada.