PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO

Autores

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender a importância das práticas pedagógicas no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o processo de inclusão de estudantes público-alvo da educação especial em uma escola comum de ensino regular do município de Goiânia-GO. Para atingir esse objetivo, recorreu-se à pesquisa qualitativa de tipo exploratória por meio de observação não-participante em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e aplicação de um questionário, enviado a uma profissional da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), atuante na rede municipal de ensino de Goiânia-GO. Ademais, para análise dos dados, foram utilizados os pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1979; 1989; 1994; 2003; 2008) e colaboradores, para entender os sujeitos a partir de um prisma sociocultural, e das relações e mediações que mantêm com seus pares. Como resultados obtidos, a partir da análise dos dados, desvelou-se que os atendimentos realizados em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) contribuem positivamente para os processos de inclusão, aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados apontaram também para a importância das práticas pedagógicas e do planejamento para o desenvolvimento do estudante público-alvo da Educação Especial, destacando-se o uso de atividades que possam trabalhar e potencializar áreas importantes para o desenvolvimento dos educandos, como os jogos e os brinquedos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alekcia Pereira dos Anjos Silva, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás.

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás

Doutor e mestre em educação (PPGE/CE/UFES). Licenciado em Ciências Biológicas (UFES) e em Pedagogia (CESUMAR). Especialista em Educação Inclusiva e Diversidade (ISECUB-ES). Especialista em Gestão Escolar Integrada (Faculdade Afonso Cláudio- ES). Professor adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFG).

Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Fonoaudiologia com especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora adjunta da Faculdade de Educação (FE) da UFG

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

Pereira dos Anjos Silva, A., Pedruzzi Mendes Araújo, M., & Teodoro de Mendonça Oliveira, A. F. (2024). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO. Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 110–131. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45034

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo