PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO
Resumen
A presente pesquisa objetivou compreender a importância das práticas pedagógicas no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o processo de inclusão de estudantes público-alvo da educação especial em uma escola comum de ensino regular do município de Goiânia-GO. Para atingir esse objetivo, recorreu-se à pesquisa qualitativa de tipo exploratória por meio de observação não-participante em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e aplicação de um questionário, enviado a uma profissional da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), atuante na rede municipal de ensino de Goiânia-GO. Ademais, para análise dos dados, foram utilizados os pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1979; 1989; 1994; 2003; 2008) e colaboradores, para entender os sujeitos a partir de um prisma sociocultural, e das relações e mediações que mantêm com seus pares. Como resultados obtidos, a partir da análise dos dados, desvelou-se que os atendimentos realizados em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) contribuem positivamente para os processos de inclusão, aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados apontaram também para a importância das práticas pedagógicas e do planejamento para o desenvolvimento do estudante público-alvo da Educação Especial, destacando-se o uso de atividades que possam trabalhar e potencializar áreas importantes para o desenvolvimento dos educandos, como os jogos e os brinquedos.