A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ESPECIALIZADO JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

Abstract

As políticas de escolarização de estudantes do público da Educação Especial nas classes comuns das escolas regulares brasileiras avançam, mas permanece constante o fato de que a maioria desses estudantes, cerca de 70%, tem sido enquadrada na condição de deficiência intelectual (DI). O apoio previsto na política brasileira de inclusão escolar é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) oferecido no contra turno que o aluno frequenta na classe comum. Entretanto, estudos evidenciam que os professores têm dúvidas sobre como deve ser o AEE para alunos com DI. O objetivo dessa investigação foi o de realizar uma revisão de estudos sobre a prática pedagógica com alunos com DI. Tomando como base os descritores utilizados, foram identificados 37 estudos, que depois de analisados, foram reduzidos a 12 trabalhos que efetivamente abordaram o tema de interesse. Todos os estudos eram qualitativos, majoritariamente descritivos e baseados em técnicas diversas (observações, entrevistas e análise de documentos). A despeito do número reduzido de estudos, foi evidenciada uma grande diversidade de práticas, o que permite questionar se as orientações oficiais de como deve ser o AEE são suficientes para apoiar os professores e garantir a aprendizagem de estudantes com DI.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Josiane Beltrame Milanesi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Mestra e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestra em Educação Especial na UFSCar. Professora titular da Universidade Federal de São Carlos, no departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Published

28-06-2024

How to Cite

Beltrame Milanesi, J., & Gonçalves Mendes, E. (2024). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ESPECIALIZADO JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 147–166. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45036