A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ESPECIALIZADO JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
As políticas de escolarização de estudantes do público da Educação Especial nas classes comuns das escolas regulares brasileiras avançam, mas permanece constante o fato de que a maioria desses estudantes, cerca de 70%, tem sido enquadrada na condição de deficiência intelectual (DI). O apoio previsto na política brasileira de inclusão escolar é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) oferecido no contra turno que o aluno frequenta na classe comum. Entretanto, estudos evidenciam que os professores têm dúvidas sobre como deve ser o AEE para alunos com DI. O objetivo dessa investigação foi o de realizar uma revisão de estudos sobre a prática pedagógica com alunos com DI. Tomando como base os descritores utilizados, foram identificados 37 estudos, que depois de analisados, foram reduzidos a 12 trabalhos que efetivamente abordaram o tema de interesse. Todos os estudos eram qualitativos, majoritariamente descritivos e baseados em técnicas diversas (observações, entrevistas e análise de documentos). A despeito do número reduzido de estudos, foi evidenciada uma grande diversidade de práticas, o que permite questionar se as orientações oficiais de como deve ser o AEE são suficientes para apoiar os professores e garantir a aprendizagem de estudantes com DI.