A EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
Resumo: O presente estudo visa a compreender como profissionais que atuam com crianças de zero a três anos e que são o público-alvo da educação especial em um centro municipal de educação infantil do município de Vitória concebem a prática educativa destinada a essas crianças. Adota como referência os princípios da teoria históricocultural, assume como metodologia de pesquisa o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados utiliza entrevistas, questionários e análise documental. Os resultados apontam que, embora façam referência à criança como sujeito de direitos e reconheçam que a educação infantil é direito de todas as crianças, incluindo as que apresentam indicativo à educação especial, algumas profissionais ainda têm dúvidas e receios em relação ao trabalho direcionado a essas crianças. Como caminhos possíveis para potencializar o trabalho educativo com crianças de zero a três anos e que apresentam indicativos à educação especial, as profissionais investigadas sinalizam o investimento no trabalho colaborativo e na formação continuada como aposta no fortalecimento do compromisso ético e político de todos com essa criança; a disponibilização de um maior número de profissionais especializados para apoio à inclusão no ambiente escolar e o acesso ao laudo médico como garantia de direitos e facilitador da compreensão sobre o modo de funcionamento de cada criança. Colocar em análise esses modos de conceber intensificam a produção de novas práticas educativas que possam contribuir com o desenvolvimento das crianças de zero a três anos que apresentam indícios de ser público-alvo da educação especial e com o fortalecimento da inclusão em creches e berçários.
Palavras-chave: Educação Especial. Educação Infantil. Crianças de zero a três anos.