PERSPECTIVAS DE UTILIZAÇÃO DO MODELO BIOPSICOSSOCIAL DE AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL

Autores/as

Resumen

O modelo biopsicossocial da deficiência é a perspectiva adotada pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) (BRASIL, 2015) para a avaliação da deficiência. O objetivo desse estudo é investigar e discutir a utilização do modelo de avaliação biopsicossocial da deficiência na área de educação escolar e suas perspectivas de aplicação no contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão de literatura nos portais SciELO, Scopus, Portal de Periódicos CAPES e Portal de Teses e Dissertações da CAPES, considerando como critérios de inclusão a disponibilização do arquivo completo para leitura e adequação ao tema de estudo. Após a leitura completa dos trabalhos e exclusão dos que estavam em duplicidade ou que fugiam ao tema do estudo, foram selecionados para análise final cinco artigos e duas dissertações. As pesquisas analisadas defendem que a perspectiva biopsicossocial de compreensão da deficiência na área da educação permite ampliar o entendimento sobre a condição da deficiência, ao considerar os fatores contextuais que influenciam a realização das atividades pedagógicas e a participação social. Tal perspectiva também contribui para a ampliação da autonomia e da participação social das/os estudantes e pode ser utilizada para a construção de políticas de ações afirmativas, visando à garantia de direitos de pessoas com deficiência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Lopes Porto Verzolla, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Mestre pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Especialização e Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva pelo HC-FMUSP. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Participa do grupo de estudos Salus (Grupo de Estudos da História das Práticas Médicas e de Saúde), do Departamento de Medicina Preventiva - FMUSP, do GELCS - USP (Grupo de Estudos em Libras e Cultura Surda) e do GEPACC - UFS (Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade, Corpo e Cultura). São Paulo, Brasil

Publicado

23-06-2023

Cómo citar

Lopes Porto Verzolla, B. (2023). PERSPECTIVAS DE UTILIZAÇÃO DO MODELO BIOPSICOSSOCIAL DE AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL . Revista Educação Especial Em Debate, 8(15), 161–179. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41577

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo