PERSPECTIVAS DE UTILIZAÇÃO DO MODELO BIOPSICOSSOCIAL DE AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL

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Resumo

O modelo biopsicossocial da deficiência é a perspectiva adotada pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) (BRASIL, 2015) para a avaliação da deficiência. O objetivo desse estudo é investigar e discutir a utilização do modelo de avaliação biopsicossocial da deficiência na área de educação escolar e suas perspectivas de aplicação no contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão de literatura nos portais SciELO, Scopus, Portal de Periódicos CAPES e Portal de Teses e Dissertações da CAPES, considerando como critérios de inclusão a disponibilização do arquivo completo para leitura e adequação ao tema de estudo. Após a leitura completa dos trabalhos e exclusão dos que estavam em duplicidade ou que fugiam ao tema do estudo, foram selecionados para análise final cinco artigos e duas dissertações. As pesquisas analisadas defendem que a perspectiva biopsicossocial de compreensão da deficiência na área da educação permite ampliar o entendimento sobre a condição da deficiência, ao considerar os fatores contextuais que influenciam a realização das atividades pedagógicas e a participação social. Tal perspectiva também contribui para a ampliação da autonomia e da participação social das/os estudantes e pode ser utilizada para a construção de políticas de ações afirmativas, visando à garantia de direitos de pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

Beatriz Lopes Porto Verzolla, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Mestre pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Especialização e Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva pelo HC-FMUSP. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Participa do grupo de estudos Salus (Grupo de Estudos da História das Práticas Médicas e de Saúde), do Departamento de Medicina Preventiva - FMUSP, do GELCS - USP (Grupo de Estudos em Libras e Cultura Surda) e do GEPACC - UFS (Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade, Corpo e Cultura). São Paulo, Brasil

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Publicado

23-06-2023

Como Citar

Lopes Porto Verzolla, B. (2023). PERSPECTIVAS DE UTILIZAÇÃO DO MODELO BIOPSICOSSOCIAL DE AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL . Revista Educação Especial Em Debate, 8(15), 161–179. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41577

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo