PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumen
A formação profissional e acadêmica apresenta desafios para o sistema educacional brasileiro, sobretudo para a educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Diante deste contexto, apresentamos um estudo que problematiza esses desafios nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para tanto, utilizamos o caso de um Campus no Norte do estado onde apontaremos os desafios iniciais para a implementação de políticas e práticas inclusivas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos superiores. Discutiremos sobre o surgimento dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE’s) que exercem importante papel nesses processos, embora ainda enfrentando inúmeros desafios. Posteriormente, apresentaremos questões que carecem de problematização nos Institutos Federais de uma forma geral. Destacamos a promoção da educação inclusiva nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, exemplificada em um Campus localizado no Norte do Espírito Santo. A evasão de uma aluna com deficiência desencadeou mudanças que resultaram na admissão de mais estudantes com Necessidades Educacionais Específicas. A cooperação interdepartamental é crucial, com ênfase no aprimoramento de abordagens pedagógicas para garantir a acessibilidade ao conhecimento. A reflexão contínua sobre a educação inclusiva é essencial para melhorar os métodos pedagógicos nos Institutos Federais.