PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

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Résumé

A formação profissional e acadêmica apresenta desafios para o sistema educacional brasileiro, sobretudo para a educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Diante deste contexto, apresentamos um estudo que problematiza esses desafios nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para tanto, utilizamos o caso de um Campus no Norte do estado onde apontaremos os desafios iniciais para a implementação de políticas e práticas inclusivas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos superiores. Discutiremos sobre o surgimento dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE’s) que exercem importante papel nesses processos, embora ainda enfrentando inúmeros desafios. Posteriormente, apresentaremos questões que carecem de problematização nos Institutos Federais de uma forma geral. Destacamos a promoção da educação inclusiva nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, exemplificada em um Campus localizado no Norte do Espírito Santo. A evasão de uma aluna com deficiência desencadeou mudanças que resultaram na admissão de mais estudantes com Necessidades Educacionais Específicas. A cooperação interdepartamental é crucial, com ênfase no aprimoramento de abordagens pedagógicas para garantir a acessibilidade ao conhecimento. A reflexão contínua sobre a educação inclusiva é essencial para melhorar os métodos pedagógicos nos Institutos Federais.

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Bibliographies de l'auteur

Débora Nascimento de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CAPES), pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Mestra em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CAPES), pelo Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) . Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). É professora efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo, atuando na área da educação e atendimento educacional especializado.

Indiana Reis da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CAPES), pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Especialista em Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2007). Atualmente é Pedagoga no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Colatina.

Andressa Caetano Mafezoni, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação - Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE) do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado - UFRRJ. Doutorado, Mestrado em Educação e graduação em Pedagogia pela UFES.  Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa, Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem (GEPIPEA).

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Publiée

28-06-2024

Comment citer

Nascimento de Oliveira, D., Reis da Silva, I., & Caetano Mafezoni, A. (2024). PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 132–146. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45035

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Artigos - Fluxo Contínuo