FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE CARIACICA: DILEMAS E POSSIBILIDADES
Résumé
Esse texto busca discutir a formação dos professores de educação especial, pela via do processo de formação continuada, oferecido pelo sistema municipal de ensino de Cariacica, no estado do Espírito Santo. Para tanto, se baseia nas contribuições de autores da área da educação e da educação especial que vêm desenvolvendo estudos sobre essa temática. Para o desenvolvimento do estudo, realizamos análise dos documentos da Secretaria municipal de Cariacica: resolução, planos de trabalho e relatórios das formações continuadas da educação especial ocorrido no ano de 2015, na tentativa de compreender as ações e políticas de formação na área de educação especial no município de Cariacica. Foi possível observar que a política de formação continuada dos professores de educação especial, aqui analisada, caracterizou-se como possibilidade de reflexão e aprendizagem para os sujeitos participantes desse processo. Além disso, essa proposta apresenta os dilemas e desafios inerentes à formação de professores de educação especial no Brasil, que envolve aspectos políticos, sociais e educacionais, como a indefinição do lócus da formação, a centralidade ou não da docência, a configuração e modalidade dos cursos, as concepções sobre a deficiência e processos de aprendizagem das pessoas com deficiência, as condições de trabalho e valorização profissional.
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