A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA RELAÇÃO COM OS ASPECTOS DA SEMIÓTICA DE PEIRCE

Auteurs

  • Jomara Mendes Fernandes
  • Ivoni Freitas-Reis

Résumé

Resumo: São poucos os estudos que relacionam a história do processo de construção do conhecimento científico dos surdos com as contribuições da semiótica de Peirce. Pelo que se tem registrado historicamente, é sobretudo a partir do século XVI que surgem os primeiros educadores de surdos. A atual educação bilíngue, muito defendida pela Comunidade Surda, emerge embasada por muitos pesquisadores que demonstram ser a língua de sinais uma língua com todos os níveis gramaticais linguísticos. Assim, utilizando da análise textual discursiva de artigos, dissertações, teses e sites, nosso objetivo neste artigo consiste em analisar historicamente como surgiram os primeiros métodos educacionais de alfabetização das pessoas surdas, as principais abordagens teóricas que nortearam as ações pedagógicas ao longo dos últimos séculos e quais são algumas das possíveis relações que podem ser estabelecidas entre os estudos da semiótica e da Língua de Sinais.


Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais. Comunicação Gestual. Semiótica. Surdos.

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Publiée

20-07-2020

Comment citer

Mendes Fernandes, J., & Freitas-Reis, I. (2020). A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA RELAÇÃO COM OS ASPECTOS DA SEMIÓTICA DE PEIRCE . Revista Educação Especial Em Debate, 5(9). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31594

Numéro

Rubrique

Artigos - Fluxo Contínuo