INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA

Auteurs

Résumé

Em tempos de pós-pandemia as escolas objetivaram funções que vão muito além dos processos de ensino e de aprendizagem e confrontam-se com novos desafios. Os alunos mais vulneráveis indiciam dificuldades acrescidas no que respeita ao acesso a oportunidades de aprendizagem bem como no acesso a serviços imprescindíveis tanto para si como para as suas famílias. Os discursos da diversidade e da Inclusão Escolar presentes nas políticas que têm resultado, substancialmente, em ações remediativas e conjunturais não prefiguram a capacidade de inverter o ciclo de pobreza e de exclusão que, a médio e longo prazo, poderão marcar grupos minoritários já antes desfavorecidos. Os discursos neoliberais continuam a apropriar-se do racional que tem corporizado o conceito de Inclusão para justificar respostas fragmentadas que tendem a desregular os sistemas educativos e que, em nome da Inclusão Escolar, acentuarão os perigos de exclusão crónica. Os sistemas educativos são organismos complexos e dinâmicos que apelam a políticas e práticas que apoiem, de forma sustentável, o seu crescimento para, enquanto serviço público, proverem a participação e equidade de todos os alunos. Premissa para que o crescimento e equilíbrio dos próprios alunos seja também dinâmico e um projeto singular ao longo de todos os seus ciclos de vida. A Inclusão Escolar realiza-se como o coração do Desenvolvimento Sustentável porque substantiva a educação de qualidade, equitativa, divergente e aglutinadora de processos intersectoriais e interserviços. O presente texto reflete sobre estes pressupostos e descreve aspetos da realidade de Portugal integrada numa dialética mais abrangente e global.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Joaquim Colôa, Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

 

Téléchargements

Publiée

16-06-2023

Comment citer

Colôa, J. (2023). INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA. Revista Educação Especial Em Debate, 7(14), 05–26. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41493

Numéro

Rubrique

Artigos - Fluxo Contínuo