Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto está em 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".






     

Diretrizes para Autores

A Revista Educação Especial em Debate, publicada pela Universidade Federal do Espírito Santo, objetiva contribuir para a divulgação da produção acadêmico-científica nacional e internacional na área da Educação Especial. A periodicidade da revista é semestral.  A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a duas edições. Bem como, recusa estudos que foram também submetidos a outros periódicos nacionais ou internacionais.

O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados é recebido através do sistema  Open Journal Systems. Ao serem submetidos, os trabalhos são previamente avaliados pela Comissão Editorial: aqueles que estiverem fora das normas editoriais serão devolvidos aos autores; os demais, encaminhados a pareceristas ad hoc para avaliação. A identificação dos autores e instituições não deve constar no texto enviado para avaliação. A aprovação ou recusa de cada artigo depende da disponibilidade e agilidade do Conselho Editorial e dos pareceristas ad hoc.

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Orientações para formatação dos textos

Um dos autores deve possuir titulação mínima de mestre.

O número máximo de autores por artigo é três.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso, através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço e e-mail completos para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Destaca-se que ao menos, um dos autores deve ter título de Mestrado. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, e telefone para contato. No item URL deve ser disponibilizado o número para o link do Currículo Lattes, bem como, do Orcid. O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID. A inserção dos dados de todas as pessoas autoras deve ser realizada no sistema, sendo obrigatórias as informações indicadas acima.

As contribuições deverão ser apresentadas no seguinte formato: 2,5 cm de margem superior e inferior; 3 cm de margem direita e esquerda, espaço entre linhas 1,5 fonte “Times New Roman”, tamanho 12.

As contribuições deverão ser redigidas segundo a ortografia oficial, com extensão de 10 a 20 laudas, exceto para resenhas que deverão conter até duas laudas. Na primeira lauda da contribuição deverá constar:

a) Título digitado na mesma fonte do texto, em tamanho 12, com alinhamento centralizado e em negrito. Deve ser breve, específico e descritivo, contendo palavras-chave que representem o conteúdo do texto acompanhado de sua tradução para o inglês;

IMPORTANTE: Não inserir o nome e a instituição dos autores na capa. A identificação é feita na plataforma da revista no momento da submissão do texto. 

b) resumo, de caráter informativo, expondo o objetivo, metodologia, resultados e conclusões da contribuição, contendo até 250 palavras, estruturado em um único parágrafo e acompanhado de sua tradução para o inglês (abstract);

c) palavras-chave, que identifiquem o conteúdo do artigo, acompanhadas de sua tradução para o inglês (keywords).

d) O texto, iniciado a partir da segunda lauda, deverá estar estruturado conforme as características específicas da contribuição (artigo, resenha, relato de projeto ou de pesquisa), com paginação numerada no canto superior direito.

e) As citações devem seguir os seguintes critérios: citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas da indicação bibliográfica; citações textuais com mais de três linhas devem aparecer com destaque  em outro parágrafo utilizando-se recuo (4 cm na margem esquerda) em tamanho 11 sem aspas.

f) As notas de rodapé deverão ser explicativas, limitando-se ao mínimo possível.

g) As ilustrações (fotografias, gráficos, tabelas, etc.) poderão ser aceitas se estiverem em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto), devendo-se assinalar, no texto, o número de ordem e os locais onde devem ser inseridas. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte de onde foram retiradas (autor, data) abaixo da ilustração e por completo nas referências.

h) A redação do texto, citações e referências devem ser redigidas de acordo com as normas da ABNT/NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ordenadas alfabeticamente por sobrenome do autor e constituir uma lista como última seção do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do(s) autor(es).

i) As referências deverão ter alinhamento apenas na margem esquerda, com as linhas posteriores à primeira também rentes à margem.

j) A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade do(s) autor(es).

O Comitê Editorial se reserva no direito de recusar os trabalhos que estiverem fora das normas da revista.

Orientações para aplicação das normas da ABNT

a)   Indicação de autoria

·       um autor: COSTA, M. T. V.

·       até três autores: COSTA, M. T. V.; DUARTE, N. W.; SODRÉ, P.

·       mais de três autores (citar o primeiro seguido da expressão “et al.”): COSTA, M. T. V. et al.

b)  De livro

FRANCO, M. A. Ensaio sobre as tecnologias digitais da inteligência. Campinas: Papirus, 1997.

c)  Capítulo

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1994. p. 69-90.

d)  Artigo de periódico

FIGUEIREDO, N. Aplicação de computadores em bibliotecas: estudo comparativo entre países desenvolvidos e o Brasil. R. Bibliotecon., Brasília, v. 14, n. 2, p. 227-244, jul./dez. 1986.

e)   Dissertação e/ou tese

ROSEMBERG, D. S. O processo de formação continuada de professores universitários. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1999.

f)   Trabalho apresentado em evento

VIANNA, M. J. G. M. et al. A biblioteca e sua relação com o contexto acadêmico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9., 1996, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, Biblioteca Central, 1996. 1 disquete, doc. 7.1.

g)  Documento eletrônico

LÉVY, P. Educação e cybercultura: a nova relação com o saber. Disponível em: <www.portoweb.com.br/Pierrelevy/educaecyber.html>. Acesso em: 2 abr. 2000.

 

A comissão Editorial se reserva no direito de aceitar apenas artigos apresentados com as normas acima descritas.

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