Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo tem por objetivo fomentar a pesquisa em História, Arquivologia, Ciências Sociais, Geografia, Biblioteconomia, como áreas prioritárias da nossa linha editorial. Para isso, buscamos estabelecer parcerias com o meio acadêmico, no sentido de modernizar nossas atividades enquanto órgão do Governo do Estado do Espírito Santo, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, no que diz respeito às responsabilidades legais no âmbito da Gestão Documental. Além disso, visamos incentivar a utilização do nosso acervo como importante fonte para os estudos sobre a História do nosso Estado, bem como difundir e compartilhar o conhecimento produzido.
A RAPEES tem como principal contribuir para a construção do conhecimento, saber histórico e arquivístico, dentre outros, do e no Estado do Espírito Santo, priorizando pesquisas que tenham o acervo do APEES como fonte documental, visando, dessa forma, demonstrar a riqueza de informações existentes e disponíveis nesta instituição arquivística. Além de divulgar pesquisas de significativa contribuição e importância às áreas do conhecimento acima citadas, visando aproximar e estreitar os laços entre arquivistas, historiadores, bibliotecários, geógrafos e cientistas sociais, dentre outros, com a população capixaba.
Para o desenvolvimento deste projeto contamos com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Laboratório de Estudos em Teoria da História e História da Historiografia (LETHIS), do Departamento de História, e do Grupo de Pesquisa Cine Memória: salas de cinema do estado do Espírito Santo, do Departamento de Arquivologia, sendo seus respectivos representantes os professores, doutores, Julio Bentivoglio e André Malverdes, os quais são os Coordenadores Editoriais da nossa revista.
Política de Acesso Livre
RAPEES é um periódico inteiramente gratuito e de livre acesso. Os autores não pagam para publicar nem se exige assinatura dos usuários. Desse modo, o compromisso da revista é com a livre difusão do conhecimento científico, condição fundamental para a construção de uma sociedade justa e democrática.
Políticas de seção
A RAPEES écomposta de seções permanentes e sazonais que visam trazer ao público discussões que contribuam para o aprimoramento da história, da memória e da identidade capixabas. A revista tem como proposta a disseminação do conhecimento, preferencialmente, nos ramos da História, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Geografia e demais assuntos que contribuam para o desenvolvimento de pesquisas sobre o Espírito Santo e a formação de pesquisadores capixabas.
A revista publica uma seção permanente de artigos inéditos, excetuando-se os casos de edições especiais e comemorativas, além de seções dedicadas aos documentos de valor histórico disponíveis no acervo do APEES, entrevistas, resenhas e noticiários. Outras seções poderão ser acrescidas a esse corpus quando o Comitê Editorial julgar necessário.
Arquivamento
RAPEES utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes que lhes permite gerar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Clique aqui para saber mais.