EJA E PAULO FREIRE

O APRENDER A LER E ESCREVER NUMA PERSPECTIVA LIBERTADORA

Authors

  • Mariana Assis de Aguiar CEUNES UFES

Abstract

A ação educativa junto a adolescentes e adultos no brasil não é nova, segundo Haddad (2000) no passado como no presente ela sempre compreendeu um conjunto muito diverso de processos e práticas formais e informais. Freire (1981), no entanto, trouxe um método de alfabetização para jovens e adultos para além de cessar com o analfabetismo, ensiná-los a escrever suas próprias vidas, ler a realidade e transformá-la. A prática educacional de Freire se baseia em palavras e temas geradores que são tiradas do universo vocabular de quem se vai ensinar. Essas palavras promovem o diálogo, a crítica e o trabalho em grupo, essenciais para se tornar um ser ativo em sociedade.  Desse modo, a pesquisa buscará descrever a metodologia e contribuição de Paulo Freire no aprendizado da leitura e escrita de jovens e adultos numa perspectiva libertadora, bem como o percurso da EJA como modalidade de ensino e a importância das palavras geradoras para a aquisição do conhecimento e leitura da realidade social do indivíduo. Conclui-se assim, que o aprender a ler e escrever numa perspectiva libertadora é necessário para que o sujeito seja ativo no espaço social, entendendo que além de construir palavras, deve-se construir seu próprio espaço no mundo.

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Published

12-11-2021