As potencialidades formativas da interdisciplinaridade e o ensino de sociologia

análise de uma experiência em contramão à Lei 13.415/17

Autores

  • Vergas Vitória Andrade da Silva Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-3730-5938
  • Renan Santos Furtado Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
  • Aline Brasiliense dos Santos Brito Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-7555-8725

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.42415

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Interdisciplinaridade, Reforma do Ensino Médio

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma experiência de ensino integrado, as potencialidades formativas do trabalho interdisciplinar no contexto da educação básica. Isto envolve destacar as dinâmicas de conflito entre a abordagem que conecta o ensino de sociologia, filosofia e educação física e a recente Reforma no Ensino Médio. Almejamos apresentar os componentes do planejamento, das metodologias de ensino e da avaliação nessa experiência pedagógica, demonstrando a interdisciplinaridade enquanto abordagem crítica para o ensino de sociologia, contrastando com a orientação atual da Reforma do Ensino Médio. Este estudo utiliza uma perspectiva qualitativa na qual a técnica de análise documental da Lei nº 13.415/2017 é empregada, incorporando o Relato de Experiência como metodologia de pesquisa, com o objetivo de desenvolver conhecimento acadêmico a partir das experiências e práticas discentes da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

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Biografia do Autor

Vergas Vitória Andrade da Silva, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

Renan Santos Furtado , Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Educação Física (2017), mestrado (2019) e doutorado em Educação (2022) pela Universidade Federal do Pará. Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

Aline Brasiliense dos Santos Brito , Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Possui graduação (2016) e mestrado (2018) em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Doutoranda em História na Universidade Federal do Pará. Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

08-11-2024

Como Citar

Silva, V. V. A. da, Furtado, R. S., & Brito, A. B. dos S. (2024). As potencialidades formativas da interdisciplinaridade e o ensino de sociologia: análise de uma experiência em contramão à Lei 13.415/17. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 136–163. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.42415

Edição

Seção

Dossiê