As potencialidades formativas da interdisciplinaridade e o ensino de sociologia
análise de uma experiência em contramão à Lei 13.415/17
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.42415Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Interdisciplinaridade, Reforma do Ensino MédioResumo
O artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma experiência de ensino integrado, as potencialidades formativas do trabalho interdisciplinar no contexto da educação básica. Isto envolve destacar as dinâmicas de conflito entre a abordagem que conecta o ensino de sociologia, filosofia e educação física e a recente Reforma no Ensino Médio. Almejamos apresentar os componentes do planejamento, das metodologias de ensino e da avaliação nessa experiência pedagógica, demonstrando a interdisciplinaridade enquanto abordagem crítica para o ensino de sociologia, contrastando com a orientação atual da Reforma do Ensino Médio. Este estudo utiliza uma perspectiva qualitativa na qual a técnica de análise documental da Lei nº 13.415/2017 é empregada, incorporando o Relato de Experiência como metodologia de pesquisa, com o objetivo de desenvolver conhecimento acadêmico a partir das experiências e práticas discentes da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.
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