Modos de ser docente no PIBID Ciências Sociais (2020-2022)

experiências em formação, pesquisa e diferenças na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43076

Palavras-chave:

pibid; formação docente; diferenças; pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso em que foi analisado o PIBID-FCS-UFG (2020-2022), situado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Goiás e que atende a Licenciatura em Ciências Sociais. Buscou-se refletir os impactos do Programa como possível fio condutor para articular dimensões do ensino e da pesquisa, o que foi verificado pelas biografias narrativas e pela análise documental. Para além da iniciação à docência e desenvolvimento de aptidões para pesquisa e extensão, o PIBID-FCS-UFG tem se orientado a partir de uma formação engajada nas questões das diferenças na educação - de gênero, raça, etnia, sexualidade, geração, entre outras -, apresentando diferentes iniciativas para esta finalidade. Os resultados apontam, ainda, como o programa abre possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas, contribuindo para a formação de perfis docentes pesquisadores, ao pautar suas ações a partir de processos formativos emancipatórios.

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Biografia do Autor

Flávia Lima da Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Marcela Corrêa Martins Amaral, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Évora-Portugal. Doutora e Mestra em Sociologia pela Universidade de Brasília - Brasil. Professora Associada II da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenadora do PIBID Ciências Sociais FCS/UFG (2014-2024).

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Publicado

08-11-2024

Como Citar

Silva, F. L. da, & Amaral, M. C. M. (2024). Modos de ser docente no PIBID Ciências Sociais (2020-2022): experiências em formação, pesquisa e diferenças na educação. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 69–93. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43076

Edição

Seção

Dossiê