Modos de ser docente no PIBID Ciências Sociais (2020-2022)
experiências em formação, pesquisa e diferenças na educação
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43076Palavras-chave:
pibid; formação docente; diferenças; pesquisaResumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso em que foi analisado o PIBID-FCS-UFG (2020-2022), situado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Goiás e que atende a Licenciatura em Ciências Sociais. Buscou-se refletir os impactos do Programa como possível fio condutor para articular dimensões do ensino e da pesquisa, o que foi verificado pelas biografias narrativas e pela análise documental. Para além da iniciação à docência e desenvolvimento de aptidões para pesquisa e extensão, o PIBID-FCS-UFG tem se orientado a partir de uma formação engajada nas questões das diferenças na educação - de gênero, raça, etnia, sexualidade, geração, entre outras -, apresentando diferentes iniciativas para esta finalidade. Os resultados apontam, ainda, como o programa abre possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas, contribuindo para a formação de perfis docentes pesquisadores, ao pautar suas ações a partir de processos formativos emancipatórios.
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