“SÓCIO, LÓGICO!”
Uma experiência pela valorização da Ciência e da Sociologia
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43079Palavras-chave:
sociologia; divulgação científica; residência pedagógica; rede socialResumo
O Socio, Lógico! é um projeto que visa à valorização da Ciência e da Sociologia através de um perfil da rede social Instagram. Ele é resultado do trabalho coletivo de professoras coordenadoras, preceptoras e residentes participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), vinculado ao curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O projeto foi pensado para desempenhar um importante papel na formação e trajetória de estudantes e professores da Educação Básica, consolidando-se como um guia didático complementar, no qual são apresentados temas e debates de forma acessível e explicativa. Serão apresentadas, neste texto, as etapas de planejamento e execução do projeto, assim como a metodologia de trabalho utilizada e os resultados obtidos. O Socio, Lógico! nasceu com o propósito de estreitar contato entre os saberes científico acadêmico e aquele adquirido no cotidiano escolar.
Downloads
Referências
Almeida, Gilmar. (2020). Para o “novo” Ensino Médio, uma “nova” Sociologia. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional). PPGSOCIO, SCH, UFPR, Curitiba. 154 p.
bell hooks. (2013). “Abraçar a mudança. O ensino num mundo multicultural”, in bell hooks Ensinando a transgredir. A educação como prática de liberdade. São Paulo, Martins Fontes, pp. 51-63.
Bourdieu, Pierre. (1983). “Esboço de uma teoria da prática”, in Ortiz, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo, Ática, 1983, pp. 46-81.
Braga, Solange N. S.; Mansur; André F. U.; Oliveira, Thiago S. de. (2021). “‘Respeita as mina’: Ensino de Sociologia pelo Instagram como recurso pedagógico à desnaturalização da violência simbólica sofrida por mulheres”. Revista Cocar, v. 15, n. 33, pp. 1-20, 2021. [Consult. 16-10-2023]. Disponível em https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4452
Burawoy, Michael. (2006). “Por uma sociologia pública”. Revista de Ciências Sociais – Política e trabalho, n. 25, pp. 9-50. [Consult. 16-10-2023]. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/6738
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior. (2018) Programa de Residência Pedagógica. [Consult. 20-11-2023]. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programas-encerrados/programa-residencia-pedagogica
Carniel, Fagner; Bueno, Zuleika de Paula. (2018). O ensino de Sociologia e os seus públicos. Educação e Sociedade, v. 39, n. 144, pp. 671-685. [Consult. 16-10-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018186181
Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2022). Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2021. [Consult. 06-04-2024]. Disponível em https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2021/
Chevallard, Yves. (1991). La transposicion didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Paris, La Pensée Sauvage.
Freire, Paulo. (2001). “Carta de Paulo Freire aos Professores”. Estudos Avançados, 15 (42), pp. 259-268. [Consult. 16-10-2023]. Disponível em https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/
Instagram. (2023) Insights sobre a conta. Instagram. [Consult. 27-11-2023]. Disponível em https://creators.instagram.com/grow/insights?locale=pt_BR
La Sociologie est un sport de combat. (2001). Direção: Pierre Carles. França, [s. n.]. [Consult. 16-10-2023]. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TlbAd2hwQms
Nascimento, Milton; Brant, Fernando. (1981) “Nos bailes da vida”. in Nascimento, Milton. Caçador de Mim. São Paulo, Abril Coleções.
Nascimento, Leonardo Fernandes. (2016) “A Sociologia Digital: um desafio para o século XXI”. Sociologias, Ano 18, nº 41, pp. 216 – 241. [Consult. 16-10-2023]. Disponível em https://bit.ly/4ankriu
Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. (2023) Leitura sobre os atentados golpistas de 8 de janeiro. Democracia, notícias. [Consult. 23-11-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1590/15174522-018004111
Oliveira, Priscila Patrícia Moura. (2020). Manual Interativo de Utilização do Instagram como ferramenta pedagógica. Rio Pomba. [Consult. 03-04-2024]. Disponível em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583194
Organização Pan-Americana da Saúde; Organização Mundial da Saúde. (2020). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. [Consult. 20-11-2023]. Disponível em https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic
Silva, Ileizi F. (2005). “A imaginação sociológica: desenvolvendo o raciocínio sociológico nas aulas com jovens e adolescentes”. Minicurso: experiências e práticas de ensino. Curitiba, Simpósio Estadual de Sociologia.
Wright Mills, Charles. (1975). A imaginação sociológica. Rio de Janeiro, Zahar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Letícia , Luana Maria Batista Amancio da Silva, Beatriz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).