Os livros didáticos de Sociologia e os atravessamentos estruturais sociais na representação das mulheres

Autores

  • Camila Clozato Lara Instituto Federal do Paraná
  • Maria Rita Balena Zani Instituto Federal do Paraná
  • Ryan Marques Pereira Nunes Instituto Federal do Paraná https://orcid.org/0009-0003-8243-6923

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43092

Palavras-chave:

representação feminina, feminismos, diversidade, epistemologia feminista, ensino de Sociologia

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa sobre a representação das mulheres nos livros didáticos da disciplina de sociologia utilizados no Ensino Médio. Registramos, compilamos e analisamos as menções textuais e registros visuais de dois livros (coleções de volume único), e discutimos os resultados da perspectiva de uma epistemologia feminista e interseccional. Embora as mulheres estejam presentes e sejam mais frequentes do que em livros de ciências naturais em comparação a outros estudos, alguns pontos relevantes foram observados, como a escassez de mulheres negras, ausência de mulheres indígenas e a circunscrição (parcial) das mulheres aos assuntos de gênero, encapsuladas em determinados capítulos. Essas ponderações podem apontar caminhos para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos de uma disciplina tão relevante no contexto sócio-político como a Sociologia.

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Biografia do Autor

Camila Clozato Lara, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente no Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí. O estudo recebeu recursos da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPR (PIAP/DIPE).

Maria Rita Balena Zani, Instituto Federal do Paraná

Acadêmica do Curso Técnico em Mecatrônica, do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-Jr – IFPR/CNPq).

Ryan Marques Pereira Nunes, Instituto Federal do Paraná

Acadêmico do Curso Técnico em Mecatrônica, do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí. Foi bolsista do Programa Institucional de Direitos Humanos (PIDH).

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Publicado

08-11-2024

Como Citar

Lara, C. C., Zani, M. R. B., & Nunes, R. M. P. (2024). Os livros didáticos de Sociologia e os atravessamentos estruturais sociais na representação das mulheres . Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 52–68. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43092

Edição

Seção

Dossiê