Os livros didáticos de Sociologia e os atravessamentos estruturais sociais na representação das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43092Palavras-chave:
representação feminina, feminismos, diversidade, epistemologia feminista, ensino de SociologiaResumo
O artigo apresenta uma pesquisa sobre a representação das mulheres nos livros didáticos da disciplina de sociologia utilizados no Ensino Médio. Registramos, compilamos e analisamos as menções textuais e registros visuais de dois livros (coleções de volume único), e discutimos os resultados da perspectiva de uma epistemologia feminista e interseccional. Embora as mulheres estejam presentes e sejam mais frequentes do que em livros de ciências naturais em comparação a outros estudos, alguns pontos relevantes foram observados, como a escassez de mulheres negras, ausência de mulheres indígenas e a circunscrição (parcial) das mulheres aos assuntos de gênero, encapsuladas em determinados capítulos. Essas ponderações podem apontar caminhos para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos de uma disciplina tão relevante no contexto sócio-político como a Sociologia.
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