A (des)concentração da produtividade de papers científicos sobre o Ensino de Sociologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43096

Palavras-chave:

ensino de sociologia, produtividade, pesquisa, subcampo de pesquisa, papers

Resumo

Este artigo realiza análises bibliométricas de papers sobre o Ensino de Sociologia publicados em periódicos acadêmicos. Observa-se e discute-se a (des)concentração da produtividade dos(as) agentes e do locus de publicação. Um teste estatístico foi realizado para observar se a Lei de Lotka se aplica ao subcampo de pesquisa do Ensino de Sociologia. Os procedimentos metodológicos de coleta, sistematização e exposição dos dados envolveram o uso conjugado dos softwares Publish or Perish, Zotero e o Bibliometrix. A base de extração dos dados foi o Google Scholar. As análises foram realizadas a partir da Teoria do Campo e dos debates em curso. Ficou evidenciada a ampliação recente de papers, com uma considerável concentração da participação de periódicos e autores(as) acima daquela encontrada por Lotka, revelando uma fragilidade relativa no desenvolvimento do subcampo de pesquisa em questão, aspecto que pode estar relacionado ao recente desenvolvimento dessa esfera social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário São Camilo (USC), Brasil. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade federal de Alagoas (UFAL), Brasil. Editor do Café com Sociologia.

Referências

Bodart, Cristiano das N. (2022). “A Sociologia escolar no Brasil”, in S. L. Amorim e M. Cigales (orgs.). Temáticas do Ensino de Sociologia na escola brasileira. 1. ed. – Campinas, SP, Pontes Editores, pp. 25-47.

Bodart, Cristiano das N.; Cigales, Marcelo P. (2017). “Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação”. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 48, pp. 256-281. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/19500

Bodart, Cristiano das N.; Tavares, Caio dos S. (2018). “Programas de fomento a expansão do Ensino Superior e oferta de cursos de Ciências Sociais no Brasil (1999-2017)”. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 2, pp. 7-29. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/135

Bodart, Cristiano das N.; Tavares, Caio dos S. (2020). “Quando o assunto é Sociologia escolar estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino”. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 51, pp. 353-396. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31297

Bodart, Cristiano das N.; Tavares, Caio dos S. (2019). “O lugar do Sociologia escolar nos periódicos de estratos superiores (A1, A2 e B1) da área de Sociologia (1996-2017)”. Contemporânea (Online), v. 9, pp. 519-544, [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/599

Bourdieu, Pierre. (2001). Para uma Sociologia da ciência. Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa, Edições 70.

Bourdieu, Pierre. (2011). Homo academicus. Florianópolis, Ed. da UFSC.

Bourdieu, Pierre. (2004). Os usos sociais da Ciência: por uma Sociologia clínica do campo científico. Texto revisto pelo autor com a colaboração de Patrick Champagne e Etienne Landais. São Paulo, UNESP.

Bourdieu, Pierre. (2019). Questões de Sociologia. Petrópolis, Editora Vozes.

Bourdieu, Pierre. (2023). Sociologia Geral. Vol. 3. As formas do capital, curso no Collége de France (1983-1984). Petrópolis, RJ, Vozes.

Bourdieu, Pierre. (2011). Homo academicus. Florianópolis, Ed. da UFSC.

Brunetta, Antonio A.; Cigales, Marcelo P.(2018). “Dossiês sobre ensino de Sociologia no Brasil (2007-2015): temáticas e autores(as)”. Latitude, v. 12, n. 1, pp. 171–171. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/7416

Cruz, Joziane de A. (2022). “O ensino de Sociologia no Brasil: estudo sobre a produção acadêmica do Grupo de Trabalho ‘Ensino de Ciências Sociais’ da ANPOCS entre 2020 e 2021”. Sociologias Plurais v. 8, n. 2. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://revistas.ufpr.br/sclplr/article/view/87028

Eras, Ligia W. (2016). “Tipologias de conhecimento na produção recente sobre o ensino de sociologia na educação básica”. MovimentAção, v. 3, n. 5, p. 75-87. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7219

Ferreira, Vanessa do R.; Oliveira, Amurabi. (2015). “O Ensino de sociologia como um campo (ou subcampo) científico”. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 37, n. 1, pp. 31–39. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/25623

Gonçalves, Danyelle N. (2021). “O ProfSocio: sujeitos e temas pesquisados”. Em Aberto, v. 34, n. 111. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4854

Handfas, Anita; Carvalho, Izabella C. (2019). “Ensino de Sociologia: a constituição de um sub-campo de pesquisa”. Em Tese v. 16, n. 1, pp. 214–30. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2019v16n1p214

Lotka, Alfred J. (1926). “The frequency distribution of scientific productivity”. Journal of the Washington Academy of Sciences, v. 16, n. 12, pp. 317-323, Jun. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://www.jstor.org/stable/24529203

Leite, Kelen C.; Martins, Marcos F.; Corrochano, Maria C.; Silva, Carolina M. (2018). “Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema”. Educação v. 41, n. 1, pp. 123–34. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/25548

Oliveira, Amurabi. (2023). O campo do ensino de Sociologia no Brasil: gênero, agentes e disputas. Maceió, Editora Café com Sociologia.

Oliveira, Amurabi. (2016). “O ensino de Sociologia na Educação Básica brasileira: uma análise da produção do GT Ensino de Sociologia na SBS”. Teoria e Cultura v. 11, n. 1. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12253

Oliveira, Amurabi. (2015). “Um balanço sobre o campo do ensino de sociologia no Brasil”. Em Tese v. 12, n. 2, pp. 6–16. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p6

Oliveira, Amurabi; Melchioretto, Beatriz. (2020). “O ensino de sociologia como tema de pesquisa nas ciências sociais brasileiras”. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais v. 9, pp. 1–26. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/491

Oliveira, Amurabi; Cigales, Marcelo. (2019). “O ensino de Sociologia no Brasil: um balanço dos avanços galgados entre 2008 e 2017”. Revista Temas em Educação, v. 28, n. 2. pp. 42-58. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46060

Oliveira, Brena K. A.; Oliveira, Meyre-Ester B. (2022). “Política de currículo, ensino médio e Sociologia: um olhar sobre a produção científica”. Holos, v. 2, pp. 1–18. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598

Oppenheimer, C. (1986). “The use of online database in bibliometric studies”. International On-Line Information Meeting, London, 9., 1985. Anais… Oxford (England): Learned Information, pp. 355-364.

Pereira, Thiago I. (2021). “A produção científica na área de ensino de Ciências Sociais: resistências em tempos de sofrimento psíquico”. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais v. 5, n. 2, pp. 06–12. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/377

Simonton, Dean Keith (1988), Scientific genius: a psychology of science. Cambridge, Mass: Cambridge University Press, 1988.

Vlachy, Jan. (1974). “Distribution patterns in creative communities”, in World Congress Of Sociology, Toronto, v. 8, [S.l.: s.n.].

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

Bodart, C. das N. (2024). A (des)concentração da produtividade de papers científicos sobre o Ensino de Sociologia no Brasil. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 11–34. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43096

Edição

Seção

Dossiê