A (des)concentração da produtividade de papers científicos sobre o Ensino de Sociologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43096Palavras-chave:
ensino de sociologia, produtividade, pesquisa, subcampo de pesquisa, papersResumo
Este artigo realiza análises bibliométricas de papers sobre o Ensino de Sociologia publicados em periódicos acadêmicos. Observa-se e discute-se a (des)concentração da produtividade dos(as) agentes e do locus de publicação. Um teste estatístico foi realizado para observar se a Lei de Lotka se aplica ao subcampo de pesquisa do Ensino de Sociologia. Os procedimentos metodológicos de coleta, sistematização e exposição dos dados envolveram o uso conjugado dos softwares Publish or Perish, Zotero e o Bibliometrix. A base de extração dos dados foi o Google Scholar. As análises foram realizadas a partir da Teoria do Campo e dos debates em curso. Ficou evidenciada a ampliação recente de papers, com uma considerável concentração da participação de periódicos e autores(as) acima daquela encontrada por Lotka, revelando uma fragilidade relativa no desenvolvimento do subcampo de pesquisa em questão, aspecto que pode estar relacionado ao recente desenvolvimento dessa esfera social.
Downloads
Referências
Bodart, Cristiano das N. (2022). “A Sociologia escolar no Brasil”, in S. L. Amorim e M. Cigales (orgs.). Temáticas do Ensino de Sociologia na escola brasileira. 1. ed. – Campinas, SP, Pontes Editores, pp. 25-47.
Bodart, Cristiano das N.; Cigales, Marcelo P. (2017). “Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação”. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 48, pp. 256-281. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/19500
Bodart, Cristiano das N.; Tavares, Caio dos S. (2018). “Programas de fomento a expansão do Ensino Superior e oferta de cursos de Ciências Sociais no Brasil (1999-2017)”. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 2, pp. 7-29. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/135
Bodart, Cristiano das N.; Tavares, Caio dos S. (2020). “Quando o assunto é Sociologia escolar estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino”. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 51, pp. 353-396. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31297
Bodart, Cristiano das N.; Tavares, Caio dos S. (2019). “O lugar do Sociologia escolar nos periódicos de estratos superiores (A1, A2 e B1) da área de Sociologia (1996-2017)”. Contemporânea (Online), v. 9, pp. 519-544, [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/599
Bourdieu, Pierre. (2001). Para uma Sociologia da ciência. Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa, Edições 70.
Bourdieu, Pierre. (2011). Homo academicus. Florianópolis, Ed. da UFSC.
Bourdieu, Pierre. (2004). Os usos sociais da Ciência: por uma Sociologia clínica do campo científico. Texto revisto pelo autor com a colaboração de Patrick Champagne e Etienne Landais. São Paulo, UNESP.
Bourdieu, Pierre. (2019). Questões de Sociologia. Petrópolis, Editora Vozes.
Bourdieu, Pierre. (2023). Sociologia Geral. Vol. 3. As formas do capital, curso no Collége de France (1983-1984). Petrópolis, RJ, Vozes.
Bourdieu, Pierre. (2011). Homo academicus. Florianópolis, Ed. da UFSC.
Brunetta, Antonio A.; Cigales, Marcelo P.(2018). “Dossiês sobre ensino de Sociologia no Brasil (2007-2015): temáticas e autores(as)”. Latitude, v. 12, n. 1, pp. 171–171. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/7416
Cruz, Joziane de A. (2022). “O ensino de Sociologia no Brasil: estudo sobre a produção acadêmica do Grupo de Trabalho ‘Ensino de Ciências Sociais’ da ANPOCS entre 2020 e 2021”. Sociologias Plurais v. 8, n. 2. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://revistas.ufpr.br/sclplr/article/view/87028
Eras, Ligia W. (2016). “Tipologias de conhecimento na produção recente sobre o ensino de sociologia na educação básica”. MovimentAção, v. 3, n. 5, p. 75-87. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7219
Ferreira, Vanessa do R.; Oliveira, Amurabi. (2015). “O Ensino de sociologia como um campo (ou subcampo) científico”. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 37, n. 1, pp. 31–39. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/25623
Gonçalves, Danyelle N. (2021). “O ProfSocio: sujeitos e temas pesquisados”. Em Aberto, v. 34, n. 111. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4854
Handfas, Anita; Carvalho, Izabella C. (2019). “Ensino de Sociologia: a constituição de um sub-campo de pesquisa”. Em Tese v. 16, n. 1, pp. 214–30. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2019v16n1p214
Lotka, Alfred J. (1926). “The frequency distribution of scientific productivity”. Journal of the Washington Academy of Sciences, v. 16, n. 12, pp. 317-323, Jun. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://www.jstor.org/stable/24529203
Leite, Kelen C.; Martins, Marcos F.; Corrochano, Maria C.; Silva, Carolina M. (2018). “Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema”. Educação v. 41, n. 1, pp. 123–34. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/25548
Oliveira, Amurabi. (2023). O campo do ensino de Sociologia no Brasil: gênero, agentes e disputas. Maceió, Editora Café com Sociologia.
Oliveira, Amurabi. (2016). “O ensino de Sociologia na Educação Básica brasileira: uma análise da produção do GT Ensino de Sociologia na SBS”. Teoria e Cultura v. 11, n. 1. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12253
Oliveira, Amurabi. (2015). “Um balanço sobre o campo do ensino de sociologia no Brasil”. Em Tese v. 12, n. 2, pp. 6–16. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p6
Oliveira, Amurabi; Melchioretto, Beatriz. (2020). “O ensino de sociologia como tema de pesquisa nas ciências sociais brasileiras”. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais v. 9, pp. 1–26. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/491
Oliveira, Amurabi; Cigales, Marcelo. (2019). “O ensino de Sociologia no Brasil: um balanço dos avanços galgados entre 2008 e 2017”. Revista Temas em Educação, v. 28, n. 2. pp. 42-58. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46060
Oliveira, Brena K. A.; Oliveira, Meyre-Ester B. (2022). “Política de currículo, ensino médio e Sociologia: um olhar sobre a produção científica”. Holos, v. 2, pp. 1–18. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598
Oppenheimer, C. (1986). “The use of online database in bibliometric studies”. International On-Line Information Meeting, London, 9., 1985. Anais… Oxford (England): Learned Information, pp. 355-364.
Pereira, Thiago I. (2021). “A produção científica na área de ensino de Ciências Sociais: resistências em tempos de sofrimento psíquico”. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais v. 5, n. 2, pp. 06–12. [Consult. 10-11-2023]. Disponível em https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/377
Simonton, Dean Keith (1988), Scientific genius: a psychology of science. Cambridge, Mass: Cambridge University Press, 1988.
Vlachy, Jan. (1974). “Distribution patterns in creative communities”, in World Congress Of Sociology, Toronto, v. 8, [S.l.: s.n.].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cristiano das Neves Bodart
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).