Sátiras jogáveis

análise da retórica procedural em jogos de charge sobre política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i2.46352

Palavras-chave:

comunicação, consumo simbólico, política, jogos eletrônicos

Resumo

A partir do pressuposto de que os jogos digitais podem transmitir posicionamentos político-ideológicos não apenas por meio de seu conteúdo ou estilo, mas também por seus elementos mecânicos (regras, sistemas e interações), o objetivo do artigo é analisar, a partir da retórica procedural, alguns jogos de charges políticas lançados recentemente no Brasil. Para isso, utilizaremos a metodologia proposta por Frasca (2003), para observar como as características mecânicas desses jogos se articulam a uma forma de consumo simbólico da política. As análises apontaram que esses jogos exibem uma estética marcada pelo sarcasmo e uma abordagem mecânica que se caracteriza pelo pastiche, desconsiderando aspectos cruciais das potencialidades críticas das mecânicas de jogos.

Biografia do Autor

  • Eliza Bachega Casadei, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível C. 

  • Mauro Miguel Rodrigues Berimbau, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing e mestre pela mesma instituição. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 

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Publicado

23-08-2025

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Sátiras jogáveis: análise da retórica procedural em jogos de charge sobre política. (2025). Simbiótica. Revista Eletrônica, 12(2), 39-64. https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i2.46352