Margens da arte contemporânea: um estudo de caso em Inhotim (Minas Gerais)

Authors

  • Juliana Veloso Sá

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v5i1.20505

Abstract

Resumo: Com o intuito de propor uma aproximação conceitual e analítica da arte contemporânea, bem como de sua relação com o público e com o espaço expositivo do museu, lançamos mão das abordagens de Nathalie Heinich, Anne Cauquelin e Artur Danto para estabelecer um diálogo com o contexto do Instituto Inhotim, seus monitores, mediadores, curadoria, visitantes e acervo. Pelo fato de se tratar de um centro de arte dedicado à formação de acervo e exposição permanente de parcela importante da produção artística contemporânea nacional e internacional, com destaque no Brasil e fora de suas fronteiras, Inhotim se apresenta como um lugar relevante para uma reflexão sobre a arte contemporânea.

Palavras-chave: Arte Contemporânea; Instituto Inhotim; Museu; Acervo Artístico.

 

Resumen: A fin de proponer um enfoque conceptual y analítico del arte contemporáneo y su relación con el público y con el espacio expositivo del museo, utilizamos las propuestas teóricas de Nathalie Heinich, Anne Cauquelin y Artur Danto para establecer un diálogo con el contexto del Instituto Inhotim, sus monitores, mediadores, curaduría, visitantes y su colección. Porque es un centro de arte dedicado a la obtención de objetos artísticos y a la exposición permanente de parte importante de la producción del arte contemporáneo nacional y internacional, con destaque en Brasil y allá de sus fronteras, Inhotim se presenta un lugar destacado para reflexionar sobre el arte contemporáneo.

Palavras clave: Arte Contemporáneo; Instituto Inhotim; Museo; Colección.

 

Abstract: In order to propose a conceptual and analytical approach of contemporary art and its relationship with the public and with the exhibition space of the museum, we propose a dialogue involving Nathalie Heinich, Anne Cauquelin, Arthur Danto and the context of the Inhotim Institute, their monitors, mediators, curators, visitors and assets. As it is an art center dedicated to the collection and permanent exhibition of important national and international contemporary art production, recognized in Brazil and outside, Inhotim appears as an important place to reflect on the contemporary art.

Keywords: Contemporary Art; Inhotim Institute; Museum; Artistic Collection.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CAUQUELIN, Anne (2005). Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes.

DANTO, Arthur C. (2006). Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora.

DESGRANGES, Flávio (2006). A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec.

ELIAS, Norbert (1994). Mozart – sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

GOMBRICH, E. H. (1993). A história da arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan.

HEINICH, Nathalie (2008). A sociologia da arte. Bauru, SP: Edusc.

_______ . (1998). Le triple jeu de l´art contemporain. Paris: Les Éditions de Minuit.

_______. (2008). “Para acabar com a discussão sobre arte contemporânea”. In: BUENO, M. L.; CAMARGO, L. O. L. (Orgs.). Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, pp.179-194.

INHOTIM (2011). Inhotim. Brumadinho, MG: Instituto Cultural Inhotim.

INHOTIM (2013). Relatório de parceria. Brumadinho, MG: Instituto Cultural Inhotim.

LIMA, Luiz Costa (2003). Mímesis e modernidade: formas das sombras. São Paulo: Paz e Terra.

PEDROSA, Adriano; MOURA, Rodrigo (Orgs.). (2008). Através: Inhotim Centro de Arte Contemporânea. Brumadinho: Instituto Cultural Inhotim.

RAMALHO, Cristina (2013). “Bernardo Paz: ele transformou sua propriedade particular no Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo”. Revista Trip, n. 224. Disponível em http://revistatrip.uol.com.br/revista/224/paginas-negras/bernardo-paz.html - Acesso: mar/ 2013.

SÁ, Juliana Veloso (2014). Entre os públicos e a espacialidade: um percurso pela recepção da arte contemporânea em Inhotim. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (SOL-UnB), Brasília. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16771/1/2014_JulianaVelosoSa.pdf - Acesso em: abril/2016.

SILVEIRA, Marília Panitz (2001). As escritas da imagem em arte: da obra ao olhar <--> do olhar à obra. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes, IdA-UnB, Brasília.

VADELORGE, Loïc. (2001). “European Museums in the Twentieth Century”. Contemporary European History, v. 10, n. 2, pp. 307-316. Disponível em: http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=81777 - Acesso em: abril de 2013.

Published

29-06-2018

How to Cite

Sá, J. V. (2018). Margens da arte contemporânea: um estudo de caso em Inhotim (Minas Gerais). Simbiótica. Revista Eletrônica, 5(1), 130–146. https://doi.org/10.47456/simbitica.v5i1.20505

Issue

Section

Artigo