As Ciências Sociais e os Estudos Pós-Coloniais: entre a crítica e o enriquecimento epistêmico
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v1i5.6414Abstract
O artigo tem como objetivo apresentar sinteticamente a crítica epistemológica dos Estudos Pós-Coloniais destinada ao conhecimento elaborado nas Ciências Sociais hegemônicas ocidentais, com pretensões universalizantes, mais especificamente europeia e norte-americana, caracterizando fundamentalmente um denominado colonialismo do saber. Destaca-se que concomitantemente com a referida crítica, é possível alcançar um enriquecimento epistêmico ao saber sociológico por meio de um diálogo respeitoso e responsável, valorizando de igual modo os saberes, teorias, discursos e hermenêuticas elaboradas em outras geografias consideradas “subalternas”, e mais especificamente do continente latino-americano. Apresentando, portanto, uma hipótese viável de hibridez do conhecimento.
Palavras-chave: Ciências Sociais; Estudos Pós-Coloniais; crítica epistêmica; conhecimento.
Abstract: The article aims to present synthetically the epistemological critique of Post-Colonial Studies aimed to knowledge produced in the Social Sciences Western hegemonic, universalizing claims with, specifically European and American, featuring a fundamentally called colonialism know. It is noteworthy that concurrently with such criticism, it is possible to achieve an enrichment to the epistemic sociological knowledge through respectful dialogue and responsible, valuing equally the knowledge, theories, discourses and hermeneutics developed in other geographies considered "menial" and more specifically the Latin American continent. And, thus, one possibility of hybridity knowledge.
Keywords: Social Sciences; Post-Colonial Studies; critical epistemic; knowledge.
Resumen: El artículo tiene como objetivo presentar brevemente la crítica epistemológica de los estudios poscoloniales destinada al conocimiento producido en el Ciencias Sociales hegemónico occidental con pretensiones universalistas específicamente europeas y norteamericanas, ofreciendo fundamentalmente un denominado colonialismo de saber. Es de destacar que al mismo tiempo que dicha crítica, es posible lograr un enriquecimiento epistémico al conocimiento sociológico a través de un diálogo respetuoso y responsable, valorando igualmente los conocimientos, teorías, discursos y hermenéutica desarrollados en otras geografías considerados "de baja categoría" y más concretamente, el continente latinoamericano. Así, la presentación de una hipótesis viable de hibridez de conocimiento.
Palabras clave: Ciencias Sociales, Estudios poscoloniales; crítica epistémica; conocimiento.
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