Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v4i1.19456Resumen
Resumo: Esta abordagem visa analisar os dados parciais dos relatos de experiências estruturados nos contextos da formação continuada com os coordenadores pedagógicos que atuam nas unidades de ensino do município de Cáceres, no Estado de Mato Grosso, no ano de 2014. A metodologia utilizada se pautou na pesquisa-ação participante, com o objetivo de reforçar a necessidade de um trabalho voltado à especificidade da função de coordenação pedagógica no âmbito das escolas. A pretensão não é eximir o Estado da obrigação em oferecer condições de trabalho a estes profissionais, muito menos culpabilizar os profissionais da docência pela ineficácia da função, mas contribuir para incitar um movimento no contexto educativo que contribua na superação dos desafios apresentados pelos coordenadores pedagógicos.
Palavras-chave: coordenação pedagógica; teoria; formação; atuação.
Resumen: Este enfoque tiene como objetivo analizar los datos parciales de las experiencias de informes estructurados en el contexto de la educación continua con los coordinadores que trabajan en las instalaciones educativas en la ciudad de Cáceres en Mato Grosso, en el año 2014. La metodología utilizada se basó la investigación-acción participante, con el fin de reforzar la necesidad de un trabajo dirigido a la naturaleza específica de la función de coordinación pedagógica dentro de las escuelas. El reclamo no está exenta de la obligación del Estado de proporcionar las condiciones de trabajo de estos profesionales, y mucho menos culpar a los profesionales de la enseñanza por la ineficacia de la función, sino para contribuir a incitar un movimiento en el contexto educativo que un factor que contribuye a superar los desafíos que presenta coordinadores.
Palabras clave: coordinación pedagógica; teoría; formación; actuando.
Abstract: This approach aims to analyze the partial data of the experiences of structured reports in the context of continuing education with the coordinators who work in educational facilities in the city of Caceres in Mato Grosso, in the year 2014. The methodology used was based the participant action research, in order to reinforce the need for a work aimed at the specific nature of the pedagogical coordination function within the schools. The claim is not exempt from the obligation of the State to provide working conditions these professionals, much less blaming the teaching professionals about the ineffectiveness of the function, but to contribute to incite a movement in the educational context that a contributing factor in overcoming the challenges presented by coordinators.
Keywords: pedagogical coordination; theory; formation; acting.
Descargas
Citas
CHAPANI, Daisi T.; CARVALHO, Lizete M. O. de; TEODORO, António (2010). “Políticas de formação docente na Bahia: uma análise a partir de pressupostos da teoria social de Habermas”. Revista de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte, v.2, n.3, pp.66-85, ago./dez.
FERNANDES, R. C. de A. (2010) “Educação continuada de professores no espaço-tempo da coordenação pedagógica: avanços e tensões”. In:
VEIGA, I. P. A; SILVA, E. F. A escola mudou. Que mude a formação de professores! Campinas, São Paulo: Papirus.
FREIRE, Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24ª ed. São Paulo: Paz e Terra.
______. (2006). À sombra desta mangueira. 8ª ed. São Paulo: Olho d’Água.
GARCIA, Carlos M. (2010). “O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência”. Revista de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte, v.2, n.3, pp.11-49, ago./dez.
LIBÂNEO, José Carlos (1994). Didática. São Paulo: Cortez.
______. (1998). Perspectivas de uma Pedagogia. Pensar a Prática. 1:1-21, jan./jun. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/8/2613. Acesso em: 24/07/2014.
NÓVOA, António (2003). Entrevista à Revista Pátio. Acesso em: 31.03.2012. Disponível em: http://www.alemdasletras.org.br/entrevista_antonio.aspx. .
NÓVOA, António; FINGER, Mathias (2010). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, Rio Grande do Norte: EDUFRN; São Paulo: Paulus.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Maria Elizabete Nascimento de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).