Revelando la producción artística contemporánea del Instituto Inhotim, bajo la mirada de la fenomenología de la percepción de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i2,%20jan.-jun..32599Resumen
Este artigo apresenta uma análise do Instituto Inhotim e de algumas das obras de arte contemporânea expostas em seus espaços, tendo como referencial teórico principal os estudos de Merleau-Ponty (1945/1999), quanto à “Fenomenologia da Percepção”. Esta análise concebe que a leitura e a fruição estéticas sensíveis da obra de arte são complementares ao conceito de percepção, permitindo a construção de um diálogo, propondo que a arte opera, enquanto um fenômeno vivo, por meio de uma relação corpo-espaço-tempo, com intersecções de sentido, levando o espectador a interagir com as obras, por meio da percepção da corporeidade, da consciência de si mesmo e do ser humano em movimento no mundo.
Palavras-chave: Instituto Inhotim; Fenomenologia; Percepção; Arte Contemporânea; Arte Educação.
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Derechos de autor 2020 Maria Lúcia Wochler Pelaes, Claudio
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