A pintura antifurto de Pedro Victor Brandão. Política como arte no contexto de crise econômica mundial
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v1i7.9006Resumen
Pintura Antifurto é resultado da apropriação das imagens de anversos e reversos de cédulas manchadas por um dispositivo antifurto em explosões de caixas eletrônicos. A partir de uma autorização emitida pelo Departamento do Meio Circulante do Banco Central, reproduções fotográficas tem sido feitas e distribuídas gratuitamente. O texto que segue foi apresentado por Marcelo Neder Cerqueira no dia 20 de Outubro de 2011, quando a Casa França-Brasil promoveu a mesa redonda sobre a Pintura Antifurto. A mostra foi realizada dentro na Ocupação Cofre, onde artistas mostram seus trabalhos numa sala de 2,40m² sem função definida desde a transformação em centro cultural. Entre 1820 e 1924, a histórica construção da Casa França-Brasil, localizada em frente à Baía de Guanabara, abrigou a primeira praça do comércio da cidade.
Abstract: Pintura Antifurto [Anti-theft Painting] results from appropriation of the images of observes and reverses of banknotes marked by an anti-theft device in explosions of ATM’s. After an authorization issued by the Currency Department of the Central Bank, photographic reproductions were made and freely distributed. This text was presented on October 20th 2014, when Casa França-Brasil realized a debate about Pintura Antifurto. The show was realized on the framework of Ocupação Cofre [Vault Occupation], where artists are invited to exhibit in a room of 2.40 m² that has no function since the transformation in cultural center of this construction that from 1820 to 1924 worked as the first commerce square of the city.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Marcelo Neder Cerqueira, Pedro Victor Brandão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).