Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem

Autores

  • Alex Stefani dos Santos
  • Jefferson Tlaes
  • Cláudia Araújo de Lima

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v4i2.19613

Resumo

Resumo: A musicalização e o ensino de música na Educação Infantil tratam, em situação específica, de aspectos articulados à contextualização histórica do ritmo “Choro”. Através da análise de artigos selecionados, desvelam-se duas principais tendências que norteiam o ensino de música para esse momento da educação, sendo que uma prioriza os elementos técnicos da música, enquanto a outra entende a musicalização como uma forma de linguagem em que a criança se apropria para compreender o mundo e a si mesma, bem como para produzir cultura. A concepção de música como uma forma de linguagem transita entre diferentes conteúdos, compreendendo o processo educativo que envolve a criança de maneira integral e articulando o ritmo musical brasileiro como elemento de importância sincrética no processo de formação da criança.

Palavras-chave: Arte e Educação; Ensino de Música; Educação Infantil; Educação Integral.

 

Resumen: La musicalización y enseñanza de la música en la Educación Infantil tratan específicamente, de aspectos articulados a la contextualización histórica del ritmo “Choro”.  Analizando los artículos seleccionados, se conocen dos tendencias principales que guían la enseñanza de la música para la educación actual, siendo que una prioriza los elementos técnicos de la música mientras que la otra entiende la musicalización como una forma de lenguaje en que el niño se apropia para entender al mundo y a sí mismo, así como para producir cultura. El concepto de música como forma de lenguaje, transita diferentes contenidos, comprendiendo el proceso educativo que incluye al niño de manera integral, articulando el ritmo musical brasileño, como elemento importante en el proceso de formación del niño.

Palabras clave: Arte y Educación; Enseñanza de la Música; Educación Infantil; Educación Integral.

 

Abstract: The musicalization and teaching of music at Early Childhood Education deals specifically with aspects related to the historical context of “Choro” rhythm. Through the analysis of the selected articles, two main trends that guide the current music education action are unveiled, one that prioritizes the technical elements of music, and another that understands musicalization as a form of language that the child appropriates to understand the world and themselves, as well as to produce culture. The conception of music as a form of language, transitions between different contents, comprising the educational process that involves the child as whole, considering the Brazilian musical rhythm as an important element to child's formation.

Keywords: Art and Education; Music Education; Early Childhood Education; Integral Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Stefani dos Santos

Pedagogo. Licenciado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal. Corumbá/MS. Brasil.

Jefferson Tlaes

Acadêmico do 7° semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal. Corumbá/MS. Brasil.

Cláudia Araújo de Lima

Pedagoga. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pantanal. Coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI/Pantanal, Corumbá/MS, Brasil.

Referências

ALBINO, C.; LIMA, S. R. A., C. (2011). “O percurso histórico da improvisação no ragtime e no choro”. Per Mussi, Belo Horizonte, n.23, pp.71-81.

BARBOSA, M. F. S. (2007). Música na educação infantil: reflexões e proposta didática para professores não-especialistas. Disponível em:
http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/450/1/01d14t07.pdf

BRITO T. A. (2003). Música na educação infantil proposta para forma integral da criança. São Paulo: Peirópilis.

BRASIL (1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, Brasília, pp.43-82. (Música, v.3).

LARA FILHO, I. G.; SILVA, G. T. da; FREIRE, R. D. (2011). “Análise do contexto da roda de choro”. Per Mussi, Belo Horizonte, n.23, pp.148-161.

OLIVEIRA, D. A. (2001). “Musicalização na educação infantil”. Educação Temática Digital, Campinas, v.3, n.1, pp.98-108, dez..

SÉVE, Mário (2014). O fraseado do choro: algumas considerações rítmicas e melódicas. Anais do III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música.

SOUZA, C. E.; JOLY, M. C. L. (2010). “A importância do ensino musical na educação infantil”. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Ano 4, v.4, n.7, pp.96-110, jan-jun.

Downloads

Publicado

02-07-2018

Como Citar

Santos, A. S. dos, Tlaes, J., & Lima, C. A. de. (2018). Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem. Simbiótica. Revista Eletrônica, 4(2), 75–86. https://doi.org/10.47456/simbitica.v4i2.19613

Edição

Seção

Artigo